Página principal
08-07-2013

Aprovado pela Câmara projeto que altera regras do estacionamento rotativo

  • az

    A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira dois projetos de lei que alteram as regras do estacionamento rotativo de Blumenau – conhecido como Área Azul. As propostas, de autoria do vereador Fábio Fiedler (PSD), retiram do Executivo e transferem para o Contranblu a decisão de definir as vias e os logradouros públicos que integram o sistema e apresentam a relação atual deles.

    O projeto prevê ainda que as áreas destinadas ao estacionamento rotativo pago sejam delimitadas por meio de sinalização horizontal e vertical e não somente com placas. Além disso, propõe que a definição e a delimitação das áreas sejam precedidas de audiência pública com moradores e comerciantes da região envolvida, e não mais consulta pública.

    “O que fiz foi um ‘ajuste fino’ às alterações no sistema de Área Azul da cidade, aprovado pela Câmara no ano passado. São mudanças em itens que beneficiam os usuários e democratizam o acesso à venda do cartão de estacionamento, porque aumenta de 10 para 25% o desconto sobre o valor da tarifa, incentivando o comércio a vender o cartão”, explicou Fiedler.

    Outra alteração feita no sistema pelo projeto é a ampliação de duas para três horas o tempo máximo do estacionamento, com pagamento de 15 em 15 minutos. “Este fracionamento é para ser mais justo com os usuários, que vão pagar de acordo com o tempo estacionado”, argumentou Fiedler, informando que a exigência para a delimitação das vagas na Área Azul é para evitar que um veículo ocupe o lugar de dois.

     

    Foto: Denner William/Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa.