Página principal
10-07-2014

Câmara aprova projeto de lei para instituir oficialmente o ‘Maio Amarelo’ em Blumenau

  • maioamarelo

    A Câmara de Vereadores aprovou na semana passada projeto de lei que institui o “Maio Amarelo”, campanha de conscientização para a segurança no trânsito. A proposta é de autoria do vereador Mário Hildebrandt (PSD) que sugere que a campanha seja desenvolvida anualmente durante todo o mês de maio, em parceria com diversos órgãos e entidades.

    Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 11 de maio de 2011, a Década das Ações de Segurança no Trânsito. A partir daí o mês se tornou referência mundial para o balanço de ações educativas de proteção ao trânsito, que passaram a ser realizadas no mundo inteiro. Segue a metodologia dos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que procuram, respectivamente, chamar a atenção para o câncer de mama e de próstrata.

    A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização de advertência do trânsito. “A mobilização objetiva que o Município, com o apoio da sociedade, entidades de classe, empresas, órgãos estaduais e federais, desenvolva atividades que visem a divulgação de medidas de prevenção e a proteção no trânsito”, explicou o parlamentar.

    Além da campanha de conscientização e de prevenção, Hildebrandt lembrou que a campanha ressalta os altos índices de mortes e feridos no trânsito do Brasil e do mundo. “A data, estabelecida anualmente, na cidade de Blumenau, significa a atenção dirigida à sociedade, promovendo o fortalecimento das ações preventivas de conscientização sobre os riscos resultantes do comportamento de cada cidadão no deslocamento diário no trânsito”.

    Foto: Divulgação
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu