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16-12-2013

Câmara amplia horário de atendimento com a chegada de novos servidores

  • atendimento camara

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, em agosto, um concurso público para preencher 65 vagas de diversos cargos. Até o momento, 47 aprovados foram empossados. O principal benefício trazido pelo concurso, segundo o presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), foi a ampliação do horário de atendimento, que agora é das 7h às 19h. Os novos servidores se revezam em dois turnos de trabalho.

     

    Para Vanderlei, tanto vereadores quanto a comunidade ganham com o horário estendido. “A ampliação do quadro possibilita melhorias no atendimento, tendo em vista que grande parte dos parlamentares e gabinetes trabalham em horário similar, senão ainda mais tarde, por conta das atividades internas e externas que são realizadas pela maioria”, justificou.

     

    O diretor-geral, José dos Reis Garcia, lembrou que, antes da realização do concurso, a Câmara de Blumenau contava com apenas 24 funcionários de carreira, enquanto a Câmara de Florianópolis tem mais de 700. “Antes tínhamos um só funcionário por departamento e, se ele precisasse faltar, o atendimento não era realizado. Agora o quadro está sendo adequado às necessidades”, ressaltou, acrescentando que tudo foi feito com planejamento e interesse de servir aos vereadores e à população de Blumenau.

    O concurso

    Articulado nos últimos meses de 2012 e encaminhado este ano, o concurso contou com uma comissão especial que o organizou e acompanhou os trâmites. A preocupação primordial foi garantir a segurança do processo. O concurso, o maior da história da Câmara blumenauense, foi de responsabilidade do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), com sede no Rio de Janeiro (RJ).

     

    As provas foram impressas em uma gráfica que nenhum parlamentar ou servidor do Legislativo tinham conhecimento. Saíram da gráfica lacradas e protegidas por policiais e foram para o 10º Batalhão de Polícia Militar. De lá foram levadas para os espaços do concurso, onde foram abertas na presença dos concursandos. O concurso recebeu 9.033 inscrições. Deste total, 7.323 ou 81% fizeram as provas, realizadas no dia 25 de agosto. As vagas eram para os cargos de procurador, jornalista, assistente, agente e auxiliar legislativos em diversas especialidades, como protocolo e cerimonial, fotógrafo e recepcionista.

     

    “A Câmara de Vereadores fez de tudo para garantir a transparência e a lisura do processo e também para assegurar que todos os inscritos disputassem em igualdade de condições”, avaliou Vanderlei, acrescentando que a Câmara recebeu do Ministério Público de Santa Catarina, que acompanhou o processo, uma certidão atestando a regularidade do concurso.

     

    Os novos servidores já passaram por um treinamento de 14 horas/aula sobre atendimento ao cidadão, mas a ideia é que a formação seja contínua. “A cidade ganhou um conjunto de trabalhadores do mais alto nível de qualificação, pois a concorrência média foi de 100 candidatos por vaga. São profissionais blumenauenses e outros que vieram de várias partes do país nos ajudar a produzir conhecimento e trabalho na cidade”, avaliou.

    Foto: divulgação | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa