Página principal
23-09-2013

Blumenau tem madrugada estável, e rio Itajaí-Açu começa a descer

  • rio2 banner

    Nível da água chegou a 10,51m às 2h desta segunda, pico da medição. 

    Número de desabrigados não subiu e previsão é diminuir volume de chuva.

    A madrugada desta segunda-feira (23) em Blumenau foi estável. O pico do rio Itajaí-Açu ocorreu às 2h, com 10,51m – nove centímetros a menos do esperado pelos órgãos e divulgado pela Prefeitura do município. Com o número, 149 ruas foram alagadas. Na medição das 6h, o nível das águas estava em 10,33m. A expectativa é que ao longo do dia o nível do rio continue baixando e às 17h se aproxime da marca de 8m.

    Ainda assim, a Prefeitura pede que a população mantenha-se atenta, principalmente à movimentação do solo, que pode ocasionar deslizamentos. Durante a madrugada não houve aumento no número de desabrigados, com 281 pessoas alojadas nos 36 abrigos ativados. Para ajudar, a Prefeitura solicita doações de roupa de cama e banho, colchões, travesseiros, roupas e alimentos não perecíveis. O material pode ser entregue na sede do município ou através da Defesa Civil.

    Com as aulas suspensas nesta segunda e também na terça-feira (24), o transporte público vai funcionar normalmente nas linhas em que a água não permite a passagem dos ônibus, alterando, assim, algumas rotas usualmente tomadas.

    O atendimento do comércio será normal nos bairros que não foram atingidos, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau. A exceção é para funcionários que sofreram com a chuva ou não conseguiram se deslocar até o trabalho. Nos shoppings, foi decretado ponto facultativo.

    Uma comitiva de ministros irá visitar Santa Catarina nesta segunda para discutir apoio aos locais atingidos pelas chuvas. Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, devem se encontrar com o governado Raimundo Colombo e fazer um sobrevôo de helicóptero pelas áreas atingidas no estado.

    A previsão do tempo em Santa Catarina para esta segunda-feira aponta a diminuição do volume de chuva. De acordo com a Epagri/Ciram, na maior parte do estado o tempo permanece com muitas nuvens, porém com pouca chuva. São esperados acumulados de 5 mm a 10 mm no Vale do Itajaí, região mais afetada pelas chuvas.

    Em todo o estado, mais de cinco mil pessoas em pelo menos 57 cidades foram atingidas pelas fortes chuvas. Os dados foram atualizados na noite deste domingo (22) pela Defesa Civil estadual.

     

    Imagem: diariocatarinense.clicrbs.com.br | crédito: Gilmar de Souza

    Fonte: g1.globo.com | Atualizado em 23/09/2013 às 07h