Página principal
01-10-2014

Blumenau ganha Dia Municipal de combate à mortalidade materna

  • mae_filho1

    Um projeto de Lei aprovado no início do mês de Setembro na Câmara de Vereadores e já sancionado pelo prefeito Napoleão Bernardes cria e inclui, no Calendário Oficial de Eventos da cidade de Blumenau, o “Dia Municipal de Ação da Saúde da Mulher e de Combate à Mortalidade Materna”. De autoria do vereador Mário Hildebrandt (PSD), a Lei nº. 8.019/2014 propõe que a data seja celebrada, anualmente, no dia 28 de maio.

    O vereador autor da proposta explica que a lei visa a promoção da qualidade de vida das mães e dos bebês, pacto que assumiu com a população quando era candidato. “Me comprometi a promover os Objetivos do Milênio na cidade, e melhorar a saúde das gestantes é o quinto item listado. Na condição de parlamentar, tenho articulado projetos que buscam meios de atingir esses objetivos”, disse.

    Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

    Mortalidade materna

    Hildebrandt aponta que de 1990 a 2013, o Brasil diminuiu em 43% a mortalidade materna, mas o índice atual ainda é insuficiente para alcançar a meta proposta pelo ODM, que estabelece redução de 75%. “Por isso, a data busca estimular a realização dos exames pré-natais necessários entre as gestantes, com foco em estimular a saúde materna e diminuir a mortalidade entre as grávidas”, esclareceu.

    O parlamentar acrescenta que essa Lei é um complemento à chamada Lei das Doulas, também proposta por ele e que considera um grande sucesso na cidade. A Lei das Doulas está em vigor desde o início do ano e permite à gestante contar com o acompanhamento de “doulas” antes, durante e após o parto nas maternidades e hospitais da cidade.

    Para Hildebrandt, a fixação de datas comemorativas na cidade é essencial para estimular a reflexão sobre assuntos peculiares. “Algumas datas podem ser comemoradas ocasionalmente, outras anualmente, mas todas são importantes. Elas possibilitam que a Secretaria Municipal responsável desenvolva ações, desloque recursos e desempenhe campanhas informativas e educativas dentro dos ambulatórios, ESFs, e na cidade em geral para que a comunidade seja orientada sobre esses tópicos”, ressaltou.

    Foto: Disponível em: www.morguefile.com
    Fonte: Assessoria de Imprensa