Página principal
29-04-2014

Blumenau contará com o movimento Maio Amarelo

  • MaioAmarelo

    Depois do Outubro Rosa e do Dezembro Vermelho, Blumenau agora contará com o Maio Amarelo. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Velha, Walter Salvador, o principal objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas”.

    O símbolo do movimento é um laço, na cor amarela. “A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima”, conta.

    Disse que tudo começou quando uma senhora com mais de 70 anos foi atropelada em cima de uma faixa de segurança no bairro Velha. “O trânsito é o segundo que mais mata. Já contamos com a sociedade organizada neste projeto. São 37 entidades envolvidas e nos reunimos quinzenalmente para alinhar as ações”.

    Dentre as atividades já confirmadas para o próximo mês estão passeio ciclístico e Feijoada dos Amigos.

    Década de ações

    A agente de trânsito, Matilde de Aguiar, também ocupou a tribuna para falar do “Maio Amarelo”. Destacou que a Assembleia Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

    Explicou que o documento foi baseados pelos estudos da Organização mundial de Saúde, que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. “Esses acidentes já representam um custo de US$518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1 e 3% do produto interno de cada um desses países”, destacou.

    Matilde revelou que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas por mortes no trânsito. O País é precedido por Índia, China, EUA e Rússia.

    Sobre o Movimento Amarelo, ela disse que o mesmo surge como proposta para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do mundo inteiro. Disse que em Santa Catarina, o Sindicato de Agentes de Trânsito do estado, juntamente com os órgãos gestores dos municípios de São Bento do Sul, Joinville, Criciúma, Blumenau e Lages, vão promover uma série de ações durante este mês para promover o movimento no Estado

    “Serão realizadas caminhadas, passeios ciclísticos, panfletagem nessas cidades e o encerramento da campanha será em Lages, com um culto ecumênico, dia 31”, anunciou, convidando a comunidade e os vereadores para participarem das atividades.

    Fotos: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu