Página principal
05-09-2013

Blumenau conta com Serviço de Atenção Domiciliar – 05/09/2013

  • DSC_0010

    Uma das coordenadoras do Serviço de Atenção Domiciliar de Blumenau, Silvana de Oliveira, ocupou a tribuna da Câmara para falar sobre o programa oferecido pelo SUS. Informou que o serviço já existe há mais de um ano, mas só agora algumas pessoas da cidade estão conhecendo. Disse que o SAD, que atende os usuários em casa, é substitutivo ou complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às Estratégias de Saúde da Família.

    Para Silvana, muitas vezes é melhor para o paciente terminar a recuperação em casa porque ali está em um ambiente familiar e recebendo os cuidados de equipes profissionais capacitadas para dar continuidade ao tratamento. “Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, poderão ser cuidados pelo Serviço de Atenção Domiciliar”, informou.

    De acordo com a coordenadora, só não terão acesso ao SAD pacientes que demandem monitoramento ininterrupto, como os que necessitam de ventilação mecânica, assistência contínua de enfermagem ou tratamento cirúrgico. “Casos como esses deverão ter a internação hospitalar ou os cuidados ambulatoriais mantidos”, frisou.

    Por fim, Silvana aproveitou para pedir a equiparação salarial dos profissionais do SAD com os da Estratégia de Saúde da Família.

    Foto:  Denner William | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Comunicação