Página principal
30-05-2014

Blumenau comemorou Dia da Dança Sênior

  • idosos_danca

    Na segunda-feira (26) Blumenau comemorou o Dia da Dança Sênior. A data foi possível graças a um projeto de lei do vereador Jens Mantau (PSDB), apresentado em 2006. O objetivo era valorizar este tipo de dança. A modalidade constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. 

    Na oportunidade houve festividade no Centro Cultural 25 de Julho. Ao todo, Blumenau possui 13 grupos da prática. “Os grupos, geralmente, contam com integrantes acima de 60 anos. Em um deles tem uma senhora de 92 anos. Faz com que a terceira idade fique sempre em movimento. É um momento muito rico”.

    A dança sênior foi criada em 1971, na Alemanha, por Ilse Tutt, coreógrafa e psicopedagoga social, juntamente com um grupo de psicopedagogos sociais, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país. “O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional”, explica o parlamentar.

    Os idosos que desejarem participar de um grupo podem procurar um dos 13 da cidade. Não há uma central para tal inscrição.

    Foto: Divulgação | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa