Página principal
30-05-2014

Blumenau comemora Dia Municipal Sem Tabaco neste sábado

  • hildebrandt_tabaco

    Blumenau comemora neste sábado não só o Dia Mundial Sem Tabaco, mas também o dia Municipal. A lei foi feita pelo o vereador Mário Hildebrandt (PSD). Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 10% das mortes de adultos em todo o planeta. O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são não-fumantes e morrem ao respirar o fumo passivamente.

    O objetivo da data, segundo o parlamentar, é mobilizar e conscientizar a população dos malefícios do tabaco. “É lamentável que ainda haja necessidade da data, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos para a saúde e para a vida causados pelo tabaco. Infelizmente até 2030 pode-se chegar a 8 milhões o número de vidas perdidas por causa do tabaco”, lamentou.

    O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

    Ações locais

    A Secretaria de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho do Programa de Controle ao Tabagismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, promove de 26 a 31 de maio atividades no município voltadas à prevenção e conscientização do malefício do uso do tabaco. As atividades contam com distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde, além de escolas e entidades que desenvolvem também atividades de cunho preventivo, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

    Além disso, durante a semana, as equipes de profissionais de saúde e de entidades vão interagir com a comunidade sobre a importância do abandono do uso do tabaco, incluindo apresentações de vídeos informativos sobre os malefícios que o tabaco e o narguilé provocam no ser humano.

    As pessoas interessadas no tratamento contra o tabaco podem procurar informações nos Ambulatórios do Badenfurt, Garcia, Fortaleza, Velha, Escola Agrícola, Itoupava Central e Sesosp, que é o ambulatório da Prefeitura direcionado aos servidores públicos.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu