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15-01-2014

Beneficiários bloqueados devem atualizar dados para receber Bolsa Família

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    Famílias que não realizaram procedimento em 2013 só receberão benefício após regularizar situação; primeiro pagamento estará disponível entre os dias 20 e 31 de janeiro

     

    O saque dos recursos do Bolsa Família, referentes ao mês de janeiro, podem ser feitos de 20 a 31 deste mês. No entanto, os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizar o Cadastro Único não receberão o dinheiro até que seja regularizada a situação. Neste caso, devem procurar o quanto antes o setor responsável pelo programa em seu município.

     

    Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o valor do pagamento de janeiro fica bloqueado e só deve entrar na conta no próximo calendário do Bolsa Família, em fevereiro. Isso porque o prazo para atualização deste grupo terminou no fim de 2013.

     

    As famílias que tiverem os benefícios bloqueados a partir de janeiro de 2014 terão até 14 de fevereiro para atualizarem seus cadastros e evitar o cancelamento dos benefícios do Bolsa Família. Quem não realizar o procedimento até esta data terá o benefício cancelado a partir de março.

     

    De acordo com o MDS, as famílias indicadas a participar dessa revisão no ano passado receberam mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação. Quem perdeu o prazo e tentar sacar o benefício receberá nova mensagem de bloqueio do dinheiro e o convite para procurar o setor responsável pelo Bolsa Família no município para mais informações.

     

    Para realizar a revisão cadastral, as famílias devem apresentar alguns documentos aos responsáveis pelo programa no município. O titular do cartão do Bolsa Família precisa apresentar o CPF ou Título de Eleitor (exceto famílias indígenas e quilombolas que podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional).

     

    O responsável pelo cadastro deve levar também um documento de identificação de cada integrante da família, que pode ser: certidão de nascimento, certidão de casamento, Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor. É importante levar ainda um comprovante de residência e uma conta de energia elétrica, entre outros documentos que ajudem na qualificação das informações.

     

    As famílias beneficiárias cuja atualização cadastral tenha resultado em renda familiar per capita superior a R$ 140 terão seus benefícios cancelados.

     

    O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Para saber em que dia sacar seu dinheiro, a família deve observar qual é o último algarismo do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão do Bolsa Família. 

     

    É importante lembrar que as datas de pagamento mudam de mês para mês. E que cada parcela de benefício tem validade de 90 dias. Se não for sacado nesse período, o recurso retorna automaticamente para o governo federal.

     

    As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em “2” no segundo dia e assim por diante. Caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003) também presta esta informação ou acessar a página do ministério.

     

    Foto: Google Imagens | Disponível em:  www.maceio.al.gov.br

    Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fomea | Portal Brasil