Página principal
12-06-2014

AVISO HIDROMETEOROLÓGICO: Risco de inundações e deslizamentos.

  • avisometeologico

     Previsão de chuva entre sexta (13) e sábado (14) pode agravar as inundações no Planalto Norte e provocar inundações no Vale do Itajaí e Bacia do Rio Canoas. Caso se confirme haverá risco de deslizamentos especialmente do Planalto e Litoral Norte ao Vale do Itajaí devido aos elevados acumulados de chuvas que ocorreram nos últimos dias.

    ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergencia e continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

    Previsão detalhada:

    Segundo a Epagri/Ciram, as chuvas iniciam no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul pela madrugada/manhã de sexta (13), se estendendo para as demais regiões entre tarde e noite. A previsão são de acumulados em torno de 50 mm no Planalto e Litoral Sul; 35 mm no Oeste e Meio Oeste; 20 mm na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e 15 mm no Planalto e Litoral Norte. Já no sábado, a previsão é de chuva em torno de 50 mm no Oeste, Meio Oeste e no Planalto e Litoral Sul, onde podem ocorrer pontuais maiores especialmete durante a manhã. Já na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto e Litoral Norte a previsão é de volumes em torno de 25 a 35 mm. O tempo melhora no decorrer do sábado a partir do oeste e no domingo há chance de chuva fraca no Oeste, Meio Oeste.

    Trechos de rodovias federais interditados:

    BR 208 – Porto União (km 297), Canoinhas (km 232), Rio Negrinho (km 128, 129 e 130) e Corupá (km 93); BR 116 – Mafra (km 2). Trechos de rodovias estaduais interditados: SC 110 – Timbó (km 1,7); SC 135 – Porto União (meia pista km 8); SC 108 – Maçaranduba/Guaramirim (meia pista no km 52). Atualização 16hs.

    Recomendações da Defesa Civil:

    Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

    Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

    Fonte: Defesa Civil SC

    Foto: Reprodução