Página principal
24-04-2014

Audiência sobre agricultura familiar conta com a participação do presidente da Fetaesc

  • dresch audiencia publica agricultura familiar

    A audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, na noite desta quarta-feira (23), contou com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch. O encontro que atendeu requerimento do presidente do Legislativo, Vanderlei de Oliveira (PT), serviu para tratar dos problemas enfrentados pela agricultura familiar na região e aconteceu no Plenário.

    Ao ocupar a tribuna, Dresch, que representa mais de 200 sindicatos rurais, classificou o momento como importante para ressaltar as necessidades do setor. “Crédito e recurso para agricultura familiar hoje não faltam. Existe uma série de programas que facilitam a vida do agricultor”.

    Ele também abordou a previsão da agricultura familiar no futuro. “Temos 33 mil propriedades que não possuem mais sucessor. Está lá um casal com mais de 45 anos e os filhos já foram. Por que será que foram? Lá tem problema com sinal de internet, telefone, estradas com problemas. É prioridade manter esses jovens no espaço rural?”, questionou, acrescentando que é necessário discutir com os governos Municipal, Estadual e Federal a respeito.

    Também discursaram durante o encontro, o presidente Vanderlei de Oliveira (PT), os vereadores Beto Tribess (PMDB), Jens Mantau (PSDB), Marcos da Rosa (DEM) e Oldemar Becker (PPS). E ainda, o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandi Teodoro Gugel; o representante da Gerência Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Marcos Nouals; o gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Luiz Carlos Moreira da Maia, e o diretor de Inspeção de Indaial, Hercilio Reiter.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa