Página principal
14-03-2014

Ato solene de inauguração da UFSC em Blumenau contará com a presença de vereadores

  • ufsc_blumenau

    Nesta segunda-feira (17), acontece a abertura oficial das atividades do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. Um ato solene de inauguração será realizado no Teatro Carlos Gomes, às 16h.

    Entre as autoridades confirmadas estão o ministro da Educação, José Henrique Paim, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além do presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT) e dos vereadores Adriano Pereira (PT) e Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), entre outras autoridades.

    O ato solene será realizado e conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC). No mesmo dia, às 16h, também no teatro, acontecerá a aula magna com a reitora Roselane Neckel, que será recebida pelo diretor do campus, Ubirajara Moreno. A aula inaugural ainda contará com a presença de autoridades do Ministério da Educação e os docentes e técnicos-administrativos em Educação da UFSC.

    Além da aula inaugural, diversas atividades estão sendo programadas durante a semana para receber os cerca de 180 alunos do campus da UFSC em Blumenau, matriculados em cinco cursos de graduação: Engenharia Têxtil (diurno), Engenharia de Controle e Automação (diurno), Engenharia de Materiais (diurno), Matemática (noturno) e Química (noturno). Neste primeiro semestre, as aulas serão oferecidas no campus provisório da UFSC em Blumenau, junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC), no bairro Badenfurt.

    Vereadores avaliam

    É mais um grande passo do Governo Federal em prol da educação pública do Vale do Itajaí”, destacou o presidente Vanderlei, apontando que agora também o Governo do Estado de Santa Catarina deve olhar para Blumenau e instalar na cidade um campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

    Para o vereador Adriano Pereira, líder da bancada do PT na Câmara, o desejo de parte da população blumenauense era que a Furb fosse federalizada, mas como esse objetivo não foi alcançado, buscou-se junto ao Ministério da Educação e Governo Federal implantar a Universidade Federal na cidade de outra forma. “Os cursos da UFSC são uma grande conquista para Blumenau, fruto do empenho de movimentos comunitários, do deputado federal Décio Lima e também da Câmara de Vereadores, onde essa pauta foi recorrente”, avaliou, acrescentando que a instalação de alguns cursos é um passo importantíssimo para que no futuro a cidade tenha uma Universidade Federal completa. Ele ainda destacou que as vagas irão servir aos filhos dos trabalhadores.

    O vereador Ivan Naatz (PDT), ponderou que todas as iniciativas que vierem para somar na questão da educação são positivas. “Entretanto, Blumenau merece muito mais. Essas vagas representam muito pouco diante da representatividade e da contribuição da nossa cidade para o país”, disse, completando que ainda acredita na federalização da Furb.

    Já o vereador Mário Hildebrandt (PSD) destacou que a UFSC em Blumenau amplia as oportunidades de capacitação de jovens e adultos que buscam formação em nível superior. “Esperamos que não tenhamos somente um campus, mas em breve uma universidade completa na cidade”.

    Para o vereador Diogo Santos (PR), a disponibilização das vagas é positiva para Blumenau. “Acredito que qualquer medida que o Governo Federal tome para melhorar a educação no município é bem-vinda e necessária para a cidade”.

    O líder do Governo Municipal na Câmara, Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), analisou que o ensino superior gratuito e de qualidade é um sonho antigo dos blumenauenses. “Havia uma lacuna em toda a região do Médio Vale do Itajaí, que não contava com uma Universidade Federal. Esse campus tornou realidade esse sonho antigo e temos que festejar esse ato”, apontou.

     

    Foto: Divulgação IFC

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu