Página principal
23-05-2014

Associação Catarinense dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa é declarada de utilidade pública

  • jens_epidermolise

    A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de quinta-feira (22), projeto de lei que declara de utilidade pública a “Associação Catarinense dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa”, de autoria do vereador Jens Mantau (PSDB). No final de abril, a presidente da entidade, a blumenauense Inka Odebtrecht Kluge, ocupou a tribuna para informar sobre a doença e chamar a atenção do Estado para as dificuldades das pessoas afetadas.

    Na oportunidade também esteve presente o músico Ullrich Hess, integrante da Banda alemã Winzerkapelle- Rödelsee, que participou de várias edições da Oktoberfest e é parceiro da associação. Amigo de longa data de Inka, o músico foi quem a incentivou a criar a associação. Na Câmara ele pediu mais apoio dos vereadores à causa.

    A Epidermólise Bolhosa é o nome dado a um conjunto de doenças hereditárias que provocam bolhas na pele por qualquer tipo de trauma. É uma doença rara por transmissão genética que acomete pele e mucosas. É como se fosse uma queimadura, e as bolhas aparecem por trauma, coceira, suor, e também espontaneamente. As bolhas de água ou sangue se rompem, e a lesão aberta fica sujeita a infecção.

    Atualmente há quatro portadores da doença conhecidos em Santa Catarina. Mais informações sobre a entidade e sobre a doença podem ser encontradas no blog http://acpapeb.blogspot.com.br.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu