Página principal
12-07-2016

Arquiteta blumenauense fala sobre participação em programa patrocinado pelo governo alemão

  • tribuna12julho16

    Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 12, a arquiteta Carolina Viviane Nunes ocupou a tribuna livre para falar de sua participação no Bundeskanzler Stipedium, na Alemanha. A blumenauense integra a comissão brasileira composta por 10 selecionados que irão participar do programa voltado ao planejamento das cidades do futuro. O programa é patrocinado pela chanceler alemã e reunirá jovens líderes representantes de países como Rússia, China e Estados Unidos. No sábado, dia 16, a jovem se muda para Alemanha, onde desenvolverá os estudos durante um ano e meio.

    Carolina destacou que seu projeto é sobre rios e cidades. Falou sobre a relação da cidade de Blumenau com o rio Itajaí-Açú e questionou a forma como as pessoas enxergam a natureza. “Estamos pensando no convívio com a família e os amigos ou estamos pensando na cidade apenas como um local para nos deslocarmos de casa para o trabalho?”.

    Ressaltou que vai à Alemanha com intuito investigar novas propostas de cidades alemãs que utilizam o rio e espaços públicos como forma de contato do ser humano. “Na Alemanha existe uma visão de que os espaços públicos são locais de todos, já no Brasil as pessoas enxergam os espaços públicos como espaços de ninguém”, ponderou.

    Disse que a questão da ocupação urbana é o mais grave problema do país. Salientou que a grande população ocupa as cidades e não existem modelos de convivência. “Estou indo para trazer um novo referencial de desenvolvimento urbano. Quero que Blumenau retome o protagonismo e o pioneirismo no país”, sustentou. A arquiteta também pediu que os vereadores entendam e apoiem a iniciativa para que a cidade de Blumenau seja transformada.

    Ao final, se colocou à disposição dos legisladores e da comunidade para buscar recursos e tecnologias para a Blumenau do futuro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB