Página principal
12-06-2018

Aprovado projeto que exige caixas eletrônicos adequados para deficientes visuais em bancos e cooperativas de crédito

  • sessao12junho18_3

    A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (12), seis projetos de lei em redação final.

    Uma das propostas, o Projeto de Lei Complementar nº 1.784, de autoria do vereador Ito de Souza (PR), altera a Lei Complementar nº 279/2000 para exigir a disponibilização de caixas eletrônicos adequados para atendimento de pessoas portadoras de deficiência visual em estabelecimentos bancários e em postos de atendimento das cooperativas de crédito. A matéria foi aprovada com duas emendas incorporadas e foi encaminhada para sanção do prefeito.

    Projetos aprovados em redação final:
    Projeto de Lei nº 7613 de autoria do Vereador Alexandre Matias, que “DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O “MOTO GRUPO 100 PRESSA”.

    Projeto de Lei nº 7.661 de autoria do Vereador Adriano Pereira, que “ASSEGURA O DIREITO AO RECONHECIMENTO DE DECLARAÇÃO DE PROVA DE VIDA E OUTRAS SITUAÇÕES PESSOAIS, COMO VERDADEIRA, FIRMADA PELO PRÓPRIO INTERESSADO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”.

    Projeto de Lei nº 7.662, de autoria do Executivo, que “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS NO ORÇAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E ALTERA OS ANEXOS DA LEI Nº 8.485, DE 18 DE OUTUBRO DE 2017 (PPA) E LEI Nº 8.438, DE 16 DE JUNHO DE 2017 (LDO), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

    Projeto de Lei nº 7.665, de autoria do Executivo, que “ALTERA DISPOSITIVO DA LEI Nº 8.504, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017, QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A OUTORGAR, EM FAVOR DO FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL – FAR, REPRESENTADO PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, A CESSÃO GRATUITA DE USO PARCIAL DE BEM IMÓVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS””.

    Projeto de Lei Complementar nº 1.792, de autoria do Executivo, que “ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 194 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 632, DE 01 DE JANEIRO DE 2008, QUE DISPÕE SOBRE O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”. O projeto tem a finalidade de retirar a exigência de estabilidade para os servidores designados para a unidade de julgamento singular do processo administrativo tributário. A proposta busca compatibilizar a investidura nas unidades de julgamento singular com a designação para representar a Fazenda e a Procuradoria do Município no Conselho de Contribuintes, órgão encarregado de revisar em grau de recurso os julgamentos das unidades singulares, e em relação ao qual não há exigência de estabilidade funcional para composição.

    Projeto de Lei Complementar nº 1.784, de autoria do Vereador Ailton de Souza, que “ACRESCENTA E ALTERA DISPOSITIVOS NA LEI COMPLEMENTAR Nº 279, DE 30 DE JUNHO DE 2000”, com as emendas nºs 01 e 02 incorporadas. A proposta altera a referida lei para exigir a disponibilização de caixas eletrônicos adequados para atendimento de pessoas portadoras de deficiência visual em estabelecimentos bancários e em postos de atendimento das cooperativas de crédito.

    Requerimentos

    DO VEREADOR ADRIANO PEREIRA:
    Nº 707/2018 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, com base em legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: – Quando será implantada a faixa de pedestres em frente à ESF Arão Rebello?
    Nº 708/2018 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, com base em legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: – Quando será colocada a placa iluminativa no início do Bairro Velha, em uma transversal da Rua Governador Jorge Lacerda, na Rua Germano Bretzke?
    Nº 715/2018 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, com base em legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: – Como estão os trâmites da ordem de serviço para pavimentação das ruas Nestor Justino da Silva e Ananias da Silva, através de emenda parlamentar do Deputado Décio Lima?

    DO VEREADOR AILTON DE SOUZA – ITO:
    Nº 719/2018 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, com base em legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: – Há a possibilidade de implantação de lombada elevada ou tachões ao longo da R. George Fridrich Mordhorst, no Bairro Itoupava Central? Se houver, qual a previsão de prazo?
    Nº 720/2018 – providências ao 10º Batalhão da Polícia Militar para que realize rondas com mais frequência no Loteamento Três Coqueiros, Itoupava Central. Justificativa: o local é bastante inseguro, com movimentação constante de pessoas que não residem na região, principalmente no período noturno.

    DO VEREADOR ALEXANDRE MATIAS:
    Nº 716/2018 – providências ao 10º BPM no sentido de realizar rondas/fiscalização no entorno do Parque Vila Germânica afim de coibir a ação dos “flanelinhas”.

    DO VEREADOR ALEXANDRE PEREIRA CAMINHA:
    Nº 718/2018 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e no prazo legal, com base na legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: – Existe algum projeto para utilização do espaço da EBM Margarida Freygang, no Bairro Progresso? No caso da existência, qual será a finalidade? Será feito em conformidade com a opinião da comunidade local?

    DO VEREADOR JENS JUERGEN MANTAU:
    Nº 712/2018 – providências ao 10° Batalhão Polícia Militar para que faça rondas às 18h00, 20h00, 22h00, 23h00, 01h00 e 03h00 na Rua José Arnaldo Pamplona, Bairro Fortaleza. Motivo: muitos usuários de drogas no local.
    Nº 713/2018 – providências ao 10° Batalhão Polícia Militar para que faça rondas às 17h30, 18h30 e 20h00 na Rua João Júlio Vanin, Bairro Fortaleza.

    DO VEREADOR SYLVIO ZIMMERMANN:
    Nº 730/2018 – votos de congratulações ao Sr. Márcio Gonçalves pelo belíssimo trabalho realizado à frente da presidência da SOMAR – Sociedade Maçônica Regional.
    Nº 731/2018 – votos de congratulações ao Sr. Alex Evaldt de Aragão por ter sido eleito presidente da SOMAR – Sociedade Maçônica Regional.

    Moção

    DE AUTORIA DO VEREADOR AILTON DE SOUZA (ITO):
    Nº 93/2018 – moção de louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, pelos seus 15 anos de fundação.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB