Página principal
17-07-2015

Ampliação do Programa de Atendimento Veterinário aos Agricultores é colocado em pauta na Câmara

  • gado

    A criação de um Programa de Atendimento Veterinário aos animais da população agrícola de Blumenau durante fins de semana e dias de feriado municipal, estadual ou nacional foi proposto pela vereadora Catia Hackbarth (PT) na sessão ordinária da última terça-feira (14). A parlamentar destaca que os agricultores de Blumenau estão desassistidos de auxílio do Poder Público Municipal nesta questão.

    Catia disse que as demandas e as dificuldades por parte dos agricultores para sua manutenção no campo, devido aos altos custos da produção e o baixo retorno econômico, somadas a falta de atendimento veterinário em determinadas datas, ampliam ainda mais os problemas dos trabalhadores rurais. “Quando necessitam deste atendimento para seus animais, acabam tendo que contratar o serviço particular. Alguns animais chegam a passar por grande sofrimento, ou morrem“, pontuou.

    Por gerar custos ao Poder Executivo, o anteprojeto foi apresentado por meio da indicação 6226/2015. Pelo texto da propositura, o atendimento não se restringirá somente às consultas, devendo disponibilizar todos os procedimentos necessários, conforme a avaliação profissional do veterinário. Se o Poder Executivo der prosseguimento a proposição, a prefeitura será autorizada a celebrar convênios, ou parcerias com entidades de proteção animal; organizações não governamentais; universidades; estabelecimentos veterinários; empresas públicas e privadas; e entidades de classe.

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável pela agricultura no município, deverá trabalhar pela implantação deste programa. “Espero a plena compreensão e parceria do Poder Executivo de Blumenau, para que remeta o projeto de lei ao Poder Legislativo, a fim de contemplar esta demanda“, finalizou a vereadora Catia Hackbarth.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com Assessoria de Mandato
    Foto: Pixabay | CC0 Public Domain