Página principal
05-07-2019

Alunos do Senac Blumenau visitam a Câmara de Vereadores

  • senac5julho19

    Cerca de 40 alunos do Senac Blumenau visitaram, nesta sexta-feira (5), nos dois períodos, a sede da Câmara de Vereadores. Os estudantes estão fazendo o curso “FIA – Tô Conectado – iniciação para o mundo do trabalho”, que é realizado pelo Senac, em parceria com a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, através de financiamento pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A Escola do Legislativo Fritz Müller, através da visita guiada, ofereceu aos estudantes uma programação voltada para conhecer o funcionamento do parlamento municipal.

    Em um primeiro momento, no plenário, os jovens tiveram uma palestra com o primeiro secretário e vereador Almir Vieira (PP), que discorreu sobre os Três Poderes, especialmente o Poder Legislativo municipal, o papel do parlamentar e também sobre democracia e cidadania. A assessora da escola, Patricia Lopes Turcati, também fez uma explanação sobre o que é a escola, os eixos em que são desenvolvidas as atividades e qual o público-alvo. Logo após, o grupo fez a visita guiada passando por alguns setores da Casa, como na Procuradoria, na Câmara Mirim e na TV Legislativa.

    O presidente Marcelo Lanzarin (MDB) também esteve presente na ocasião, destacando que o espaço da Casa Legislativa sempre está de portas abertas para receber a comunidade. Lembrou que muitas instituições da cidade vêm conhecer a Câmara, especialmente através destas visitas guiadas que a Escola do Legislativo proporciona, com o objetivo de mostrar o papel do Poder Legislativo municipal. “É um momento onde esses jovens podem entender melhor qual o papel da Câmara. Isso é extremamente importante para fortalecer a nossa democracia. Nós precisamos entender que o nosso desenvolvimento passa pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nas esferas municipal, estadual e federal. É extremamente positivo e ficamos muito satisfeitos e honrados em receber esses alunos”.

    Conforme explicou a pedagoga do Senac, Lígia Urbini Eugênio, participam do curso aproximadamente 60 alunos com idade entre 14 a 18 anos, que estão no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O curso, que tem uma carga horária em torno de 160 horas, iniciou no dia 25 de março deste ano e finaliza no dia 22 de julho. Dentro dessa carga horária, os alunos tiveram conteúdos como saúde e qualidade de vida, atendimento ao cliente, informática, comunicação, entre outros.

    “O objetivo é qualificar e preparar esses adolescentes e jovens de baixa renda e com vulnerabilidade social para o mercado de trabalho e para estarem preparados na busca pelo primeiro emprego. A maioria deles, que estão na faixa dos 14 e 15 anos, nunca trabalharam e estão, nessas três vezes na semana que estão lá, tendo noções de como se portar numa entrevista de emprego, por exemplo, as suas atitudes, a questão de postura, através de simulações. Esses conhecimentos eles podem colocar em prática na vida profissional, podendo os desenvolver e ajudá-los nesta busca pelo primeiro emprego, mas também pessoalmente”, avaliou, acrescentando que os alunos também tiveram a oportunidade de desenvolverem projeto em conjunto, onde é preciso saber trabalhar em equipe e na administração do tempo.
    A pedagoga acrescentou ainda que esta visita técnica contribuiu muito para a vida deles e para a compreensão de qual é a função do Poder Legislativo na cidade. “Aqui tiveram alguns questionamentos e isso aumenta o olhar deles e as possibilidades aumentam. É sempre importante para que possam também a partir de agora expandir o que tiveram aqui para a rede de contado deles, como familiares e amigos”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB