Página principal
30-11-2017

Alunos do Adolescente Aprendiz da Fundação Pró-família visitam Câmara de Vereadores

  • ado_aprendiz17

    Aproximadamente 28 alunos da turma Básica do Curso do Adolescente Aprendiz da Fundação Pró-família visitaram a sede da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (29). Os estudantes, com uma média de idade de 15 a 18 anos, juntamente com a professora Márcia Cardoso, assistiram a uma palestra no plenário com o procurador da Câmara Municipal, Rodrigo Reis Pastore. Logo após fizeram uma visita guiada orientados pela Escola do Legislativo Fritz Müller. O grupo conheceu o setor do Programa Vereador Mirim, o gabinete da Presidência e as dependências da Escola do Legislativo e da TV Legislativa. Também assistiram um vídeo institucional sobre os diversos setores da Casa Legislativa e as suas funções.

    O procurador apresentou aos adolescentes os conceitos acerca do Poder Legislativo e a ideia de Estado Democrático de Direito. Ele frisou que para funcionar este mecanismo exige o envolvimento da população, ressaltando inclusive o papel deles como cidadãos e eleitores. Em outro momento, o servidor explicou o funcionamento da Câmara Municipal e as suas funções, como também as etapas e os componentes do processo legislativo. “A importância desse contato deles com o Poder Legislativo municipal se dá pela ideia de que a democracia precisa do esforço e do envolvimento de todos. É importante ressaltar que estes jovens têm direito a ter voz e voto na vida democrática, mas que isso pressupõe o envolvimento deles. A política é feita da participação de todos”.

    A professora explicou que trabalha com os alunos os conteúdos de educação fiscal, ambiental, educação para o consumo, matemática financeira e direitos trabalhistas. Disse que esse currículo vem ao encontro desta visitação. “Mediante as muitas situações que vem ocorrendo no país e no mundo, eu acho que os adolescentes devem estar por dentro da questão política, pois eles são os nossos continuadores. Eles é que estarão, futuramente, olhando pelo país, pelo município e pelo Estado”, ressaltou, acrescentando que esta é a terceira turma que trouxe para visitar a Câmara e que pretende trazer mais turmas no próximo ano. Marcia também destacou o feedback positivo dos alunos em relação às visitas que já aconteceram.

    Por fim, a educadora explicou que este curso também busca trabalhar questões mais abrangentes com o aluno, como a comunicação, interação, planejamento, criatividade, assiduidade, responsabilidade e comprometimento.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB