Página principal
13-06-2017

Alunos da Escola Elza Pacheco visitam Câmara de Vereadores

  • alunos_elza2017

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, recebeu, na manhã desta terça-feira (13), a visita de 25 alunos do Terceirão da Escola de Ensino Médio Professora Elza H. T. Pacheco. Os estudantes, que se reuniram no plenário, estavam acompanhados do professor de História, Maicon Roberto Poli de Aguiar. O presidente da Câmara, vereador Marcos da Rosa (DEM), também esteve presente na ocasião.

    Na oportunidade, o grupo assistiu uma apresentação com o procurador da Câmara Municipal, Rodrigo Reis Pastore. Ele falou sobre o controle social, o envolvimento da população no processo de produção das leis e o significado de Estado Democrático de Direito. “Ele requer o envolvimento da sociedade na construção de um ambiente político que represente as pessoas”, ressaltou, acrescentando que também foi apresentado a estrutura do Poder Legislativo municipal e quais as atribuições da Câmara de Vereadores. Por fim, os presentes também fizeram alguns questionamentos e ponderações sobre as leis aprovadas na cidade e o processo legislativo.

    Logo após, a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues e a estagiária Nathália Heidorn conduziram os visitantes para conheceram alguns setores da Casa Legislativa, como a Procuradoria Geral, a Escola do Legislativo, o Vereador Mirim, a Presidência e a TV Legislativa. Os presentes receberam cartilhas explicativas e certificados da Escola do Legislativo, por meio do Programa de Educação para Cidadania e Democracia.

    O professor explicou que a visita teve como objetivo principal mostrar como os estudantes têm poder e o papel de cumprir a cidadania em sociedade. “Isso se dá por meio da participação e acompanhamento do dia a dia dos vereadores, do Poder Executivo municipal, de estar presente na vida pública e política e se engajar naquilo que é bom para o coletivo em sociedade”, ponderou.

    Ele informou que os estudantes estão realizando em sala de aula, desde o início deste ano, o “Projeto Cidadania Atuante” na disciplina de História. A ideia é que o projeto se estenda durante quatro anos, acompanhando a atual legislatura da Câmara. Na visita, os estudantes deram mais um passo neste projeto, de forma prática.

    Ainda em sala de aula eles foram divididos em duplas e, nesta manhã, passaram nos gabinetes e entrevistaram os vereadores a respeito de assuntos como política, projetos de lei e a atuação do parlamentar. “No primeiro bimestre, os alunos tiveram explanações, inclusive com palestras de outros professores, de cunho teórico, sobre o papel do vereador, quais as estruturas político-governamentais existentes no país, entre outros assuntos”, lembrou o professor, acrescentando que um dos próximos passos será a elaboração de um projeto de lei que possa ser apresentado para algum vereador, de forma a contribuir com a cidade.

    O estudante Júnior da Silva classificou a visita como importante, uma vez que muitos jovens desconhecem o papel da Câmara de Vereadores e as funções dos parlamentares na sociedade. “Todos têm as mesmas funções, mas cada um deles representa uma parte da população. Nessa oportunidade, pudemos entender o trabalho parlamentar, a importância de participar das sessões e, através disso, formar uma opinião em relação ao que está sendo discutido”, ressaltou, acrescentando que isso também faz parte do projeto em desenvolvimento em sua escola.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB