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28-06-2018

Alunas da EBM Profª Adelaide Starke apresentam projeto sobre o ciclo da água no bairro Fortaleza

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    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (28), as alunas Jeniffer de Paula Seixas e Maria Eduarda de Oliveira, da Escola Básica Municipal Prof.ª Adelaide Starke, ocuparam a tribuna livre para falar sobre o ciclo da água e as enxurradas no bairro Fortaleza.

    As jovens falaram de um trabalho realizado dentro e fora do educandário que tratou das enxurradas sazonais que afetam o bairro e a relação da comunidade com esse contexto.

    Entre os pontos levantados durante a pesquisa está o motivo pelo qual o bairro ainda sofre com alagamentos, mesmo após a construção do Dique da Fortaleza e as ações possíveis pelos alunos para diminuir os impactos das enxurradas.

    Destacaram o trabalho da prefeitura para evitar alagamentos, como manter as bocas de lobo sempre limpas, limpar ribeirões e diques. Afirmaram que o poder público tem feito seu papel e que a comunidade também precisa colaborar. Explicou a importância de conscientizar os moradores para ações sobre o ciclo da água e seus reflexos.

    Defenderam que a construção de uma cidade com mais qualidade de vida requer a participação e envolvimento de todos os moradores. Apontou a necessidade da implantação ações sustentáveis relacionadas ao reaproveitamento da água.

    Citaram algumas ações que inicialmente podem ser adotadas dentro da sala e que posteriormente poderão ser realizadas fora do educandário, como palestras de conscientização, mutirão mensal para limpeza do ribeirão Fortaleza, visitas e pesquisas com moradores afetados pelas enxurradas, elaborar uma compoteira para resíduos orgânicos, destinar resíduos sólidos para coleta seletiva, depositar a água da chuva em cisternas para limpeza de calçadas, usar a água do ar-condicionado para irrigar a horta escolar, compartilhamento de mudas para plantio na comunidade e reaproveitar o óleo de cozinha.

    Por fim, agradeceu entidades parceiras que o envolvimento da professora Silvana Grimes, que deixou o educandário e pediu apoio de articuladores para dar sequência aos trabalhos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB