Página principal
11-03-2016

Acordo de implantação conjunta de TV digital é assinado pelo presidente da Alesc na Câmara

  • ass_tvl10marco16

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD), assinaram, na tarde desta quinta-feira (10), um termo de cooperação para a implantação conjunta do canal digital aberto da TV Legislativa de Blumenau (TVL) com a TV Assembleia (TVAL).

    A assinatura ocorreu no gabinete da presidência da Câmara de Blumenau. Também estiveram presentes os deputados estaduais Jean Kuhlmann (PSD) e Ismael dos Santos (PSD), o secretário de Saúde do estado, deputado federal João Paulo Kleinubing (PSD), os vereadores Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Robinho Soares (PSD), e o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe.

    O acordo é mais um passo para a consolidação da TVL em canal aberto, já que o termo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados, que está coordenando a Rede Legislativa de TV Digital, foi assinado na última terça-feira (08) em Brasília.

    Com o convênio desta quinta-feira, as duas TVs legislativas vão implantar as operações dos canais digitais em Blumenau em conjunto, compartilhando o mesmo transmissor e reduzindo sensivelmente o custo desta ação para a Câmara de Vereadores.

    A Rede Legislativa de TV Digital opera no sistema de multiprogramação e permite o tráfego de até quatro programações independentes de televisão em um mesmo canal, 24 horas por dia. Assim, a TVL irá ocupar um dos quatro subcanais do canal 47, que também será utilizado pela TVAL, TV Câmara e TV Senado.

    O presidente Mário Hildebrandt destacou que o acordo permite que a Câmara de Vereadores possa antecipar em alguns meses o início das transmissões da TVL em canal aberto, o que deve aproximar a população do Poder Legislativo. “Esta é uma parceria de sucesso que vai garantir ainda mais a transparência e a participação da comunidade nos debates legislativos de Blumenau, do estado e do Brasil”.

    Hildebrandt ainda antecipou que a Câmara também está buscando uma parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), para que o transmissor seja instalado inicialmente na torre de transmissão da TV Furb. “A previsão é que nos próximos dois anos a Câmara deverá ter condições de construir sua própria torre e conquistar sua independência neste sentido”.

    Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa, ressaltou que o sinal aberto da TV Legislativa democratiza a informação, oportunizando que os cidadãos acompanhem a atuação de seus representantes. “O princípio da cidadania é a informação, que permite a crítica consistente e uma posição efetiva. Blumenau, pela sua importância, é o segundo município do estado que irá transmitir em canal aberto, o que deverá ocorrer em vários outros, de forma que possamos através da TV Legislativa, seja da Câmara e também da Assembleia, sermos mais um canal na reformulação do conteúdo e no suporte aos veículos de comunicação tradicionais, fazendo de Santa Catarina um estado informado, crítico e acima de tudo, consciente de suas potencialidades”.

    A expectativa, segundo o presidente Mário Hildebrandt, é que a TVL passe a ser transmitida em canal digital aberto ainda neste semestre. “Nos próximos dias, com a vinda dos equipamentos, já poderemos tratar das questões técnicas de implantação desse canal aberto e digital. O meu desejo e do presidente Gelson Merisio é que a transmissão possa iniciar até o mês de junho”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB