Página principal
14-06-2016

Ações do ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’ são apresentadas ao Legislativo

  • tribuna14junho16

    A coordenadora do Conselho Municipal do Idoso e da Política de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Félix Maciel, utilizou a tribuna para divulgar as ações do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que é celebrado no dia 15 de junho. “A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa”, explicou.

    Segundo dados IBGE, referentes ao censo de 2010, a população idosa representa 11% dos brasileiros. As projeções apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve se aproximar de 30%. Em 2050, a expectativa é que haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira. Em Blumenau o número de idosos é de 27.487, o que representa cerca de 9% da população. “Esta estimativa exige que nós legisladores, gestores de políticas, profissionais e comunidade em geral atentemos para o que ainda falta desenvolvermos em relação a esta população”, salientou Fabiana.

    A coordenadora do Conselho Municipal do Idoso ressaltou ainda as ocorrências de violência contra idosos. Um levantamento do Ministério da Justiça aponta que os casos mais frequentes são de negligência, seguido de violência psicológica, abuso financeiro e físico. “Segundo o Conselho Estadual do Idoso, em 2015 Santa Catarina registrou 317 ocorrências, especialmente por negligências e abuso financeiro. Mas este número é muito pequeno frente à quantidade de denúncias que recebemos continuamente no conselho do idoso. Sem considerar que há ainda muitos casos não denunciados”, complementou.

    Fabiana convidou os vereadores e a comunidade para a ação que acontece nesta quarta-feira (15), na praça Dr. Blumenau, a partir das 9h30. Lembrou ainda que na quinta (16), a partir das 11 horas, haverá uma palestra na Fundação Pró-família voltada para os idosos e no dia 17 de junho as equipes do Centro de Saúde do Idoso e do Centro de Referência em Assistência Social recebem orientações sobre o assunto. “Pedimos aos legisladores especial atenção à esta temática. Não podemos nos manter calados, intimidados frente a estas ocorrências. Qualquer suspeita deve ser denunciada”, finalizou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB