Página principal
09-11-2016

Acessibilidade Comunicacional é tema da Tribuna Livre

  • FOTO 2_

    Áudio-descrição: Foto colorida da cintura para cima de Liliane. Ela tem pele clara, cabelos escuros, cacheados e presos. Usa blusa de manga curta com listras nas cores preto e branco. Ela sinaliza em LIBRAS com as mãos em frente ao corpo na altura do peito. Ao fundo está a bandeira do Brasil hasteada e a direita a porta de acesso.
    Roteiro: Mara Kortelt e Consultoria: Luana Tillmann

    A acessibilidade comunicacional foi abordada na tribuna livre desta terça-feira (8) por pedagogas, intérpretes e deficientes visuais e auditivas. O assunto faz parte da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi lançada pela ONU em 2006, é ratificada pelo Brasil através de Emenda Constitucional. A deficiente visual Luana Tilmann, formada em pedagogia pela Furb e especializada em Educação Especial, Alfabetização e Letramento, lembrou que esta lei é soberana. “Ela fala no Artigo 9 sobre acessibilidade e que os estados devem oportunizar essa acessibilidade em todos os espaços abertos ao público e espaços públicos”, enfatizou.

    Luana citou a legislação para pedir a implantação de audiodescrição nas transmissões plenárias da TV Legislativa de Blumenau. “A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional. Ela traduz as imagens em palavras. Todas as informações imagéticas são traduzidas para que as pessoas com deficiência visual estejam em igualdade de condições com as demais pessoas e consigam acessar todas as informações necessárias para plena compreensão e apreciação empoderativa”, explicou.

    A participação na tribuna livre ratificou a entrega de um documento feita ao presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB), para solicitar a implementação da faixa narrativa adicional para cegos e deficientes visuais. A pedagoga também aproveitou a oportunidade para comemorar um ano de implementação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas plenárias do Legislativo.

    Outra professora que ocupou a tribuna foi Liliane Vieira Vega Garrão. Formada em Letras Libras pela UFSC, é surda desde o nascimento e leciona libras. Ela atua no Centro Municipal de Educação Alternativa de Blumenau (CEMEA) e também é voluntária na Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU). Liliane agradeceu por completar um ano da existência de intérpretes na Câmara. “Agora a comunidade surda tem acessibilidade neste espaço e pode se apropriar do contexto político desse local, mas ainda faltam algumas coisas”, explanou.

    Devido as barreiras que encontra diariamente, Liliane propôs a criação de uma Central de Intérpretes em Blumenau. “Com ela o surdo mandaria um whatsapp, agendaria um horário e conseguiria um intérprete para acompanhá-lo. O serviço poderia ser usado em diversas situações como visitas aos museus, à Fundação Cultural e teatro”, complementou.

    Outra solicitação da intérprete foi a implantação da disciplina de Libras no currículo escolar. “Se todos podem aprender inglês, alemão, também podem aprender libras”, salientou.

    A intérprete de Libras Mara Rubian Kortelt, que atua na TV Legislativa, também usou o espaço para pedir aos vereadores que considerem a relevância da implantação da audiodescrição nas transmissões da TVL. “A Câmara de Blumenau será pioneira no Brasil ao disponibilizar o recurso para que as pessoas com deficiência visual possam ter pleno acesso e igualdade de informação com as pessoas normovisuais”, concluiu.

    FOTO PRINCIPAL BANNER_

    Áudio-descrição foto principal: Foto colorida de Luana em pé no plenário da Câmara de Vereadores. Ela está à esquerda, de costas, em frente a tribuna. Tem pele clara, cabelos castanhos, longos e lisos. Usa blusa clara de mangas até o cotovelo com detalhe de listras vazadas, calça e sapatos pretos. Suas mãos estão sobre folhas de papel em branco. Aos pés de Luana, em baixo da tribuna, Mambo, o cão-guia da raça Golden Retriver, na cor caramelo, está deitado. A direita está a Mesa Diretora e a frente desta, a mesa dos vereadores. Ao fundo pessoas sentadas no auditório.
    Roteiro: Mara Kortelt e Consultoria: Luana Tillmann

    FOTO 3_

    Áudio-descrição: Foto colorida da cintura para cima de Mara e Luana na tribuna da câmara de vereadores. A esquerda Mara, ela tem pele clara, cabelos pretos, longos e liso. Usa blusa de manga curta preta. Está próxima ao microfone com as mãos cruzadas em frente ao corpo, na altura do peito. A direita está Luana, ela tem a pele clara, cabelos castanhos longo e liso, usa blusa clara de mangas até o cotovelo com detalhe de listras vazadas, está com a cabeça levemente virada em direção a Mara. A direita está hasteada a bandeira de Santa Catarina, na parede ao fundo há uma TV que transmite a sessão da câmara de vereadores com legenda em LIBRAS.
    Roteiro: Mara Kortelt e Consultoria: Luana Tillmann

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB