Página principal
26-06-2019

Acadêmicos do Curso de Direito da Unisociesc Blumenau visitam a Câmara de Vereadores

  • unisociesc26junho19

    Dezoito acadêmicos do primeiro e segundo semestres do Curso de Graduação em Direito da Unisociesc Blumenau visitaram, na manhã desta quarta-feira (26), a sede da Câmara de Vereadores. A visita guiada é um projeto de iniciativa da Escola do Legislativo Fritz Müller. Foi a primeira vez que este projeto trouxe uma turma de faculdade para conhecer o ambiente legislativo, transformando em uma visita guiada técnica. Os acadêmicos, juntamente com a coordenadora do curso, Suzete Habitzreuter, acompanhados por uma equipe da escola, conheceram alguns espaços do Poder Legislativo Municipal, como a Controladoria, a Câmara Mirim, a Procuradoria, o gabinete da Presidência, o gabinete do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e a TV Legislativa.

    Logo após, o grupo participou de uma palestra com o procurador da Câmara Municipal, Rodrigo Reis Pastore, que apresentou o papel do município na ordem jurídica brasileira, as características da Câmara Municipal como um órgão político e como sendo um Poder de Estado. Também versou sobre a autonomia política e administrativa que o Poder Legislativo municipal tem, bem como sua composição e representatividade.

    Considerando que são acadêmicos do curso de Direito, o procurador também abordou especificamente sobre o papel do advogado na Câmara, quais as suas atribuições, com é sua interação no processo legislativo, o que deve ser observado pelo profissional da área jurídica no processo legislativo. “Na formação acadêmica, por questões culturais e históricas, os estudantes acabam tendo de forma breve ou até não tendo uma vivência e muitos conhecimentos teóricos acerca do Poder Legislativo. Então com este bate-papo tentamos despertar a atenção desses futuros profissionais para esta área”, assinalou.

    A coordenadora do curso de Direito da Unisociesc Blumenau, Suzete Habitzreuter, explicou que o objetivo desta visita técnica guiada foi fazer os estudantes terem contato com a prática, entendendo o funcionamento da Câmara Municipal e de seus espaços e também as atribuições do Poder Legislativo. “Esta oportunidade é de conhecer e explorar na prática sobre questões que aprendem em sala de aula com os professores de forma teórica. Os professores apresentam o que a lei diz, como é a estrutura dos Três Poderes, as funções de cada um. Dessa forma, conseguimos integrar a realidade prática com a teórica. O quanto antes eles tiverem este contato com a realidade e o cotidiano da sua área, mais rica será a formação deles e sairão do banco acadêmico como profissionais mais preparados para o exercício da profissão”, observou, acrescentando que o curso tem a visão de formar os acadêmicos não apenas com a teoria, mas trabalha simultaneamente com a prática, oferecendo aos alunos palestras e visitas técnicas.

    Ela reforçou ainda que a visita está ligada as várias disciplinas do currículo dos alunos ao longo da formação, como Ciência Política, Direito Administrativo e Direito Constitucional. “Os vários conteúdos integrados também justificam a vinda e ao mesmo tempo este contato dos alunos, porque não existe como pensar o funcionamento do Legislativo como algo fragmentado, pelo contrário, é tudo integrado, multidisciplinar, abrangendo as diversas disciplinas”, pontuou.

    A estudante Adrieli Bogler apontou que esta visita foi além das suas expectativas. Disse que em vários momentos pôde perceber e visualizar os conceitos aprendidos na sala de aula como em Direito Empresarial, Direito Civil, Processo Civil e Direito Constitucional. Além disso, a acadêmica ressaltou que a visita a fez perceber como se pode e se deve participar mais ativamente das discussões que acontecem na Câmara de Vereadores e se fazer presente nas sessões. “Foram inúmeras situações que me fizeram perceber como isso faz parte da nossa vida social, mas que acaba passando despercebido no dia a dia. Essa visita despertou em mim uma vontade de participar mais ativamente na sociedade, de participar das discussões que acontecem aqui, de trazer ideias, de falar com os vereadores não só no período das eleições”, destacou, apontando que deveria ser mais frequente a vinda de universidades neste espaço legislativo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Escola do Legislativo Fritz Müller