Página principal
30-06-2020

Acadêmico de Medicina da Furb pede união de esforços para utilização do hospital universitário no atendimento à população

  • tribuna30junho20

    O acadêmico do curso de Medicina da Furb, Gustavo Stein, e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) utilizou a Tribuna Livre desta terça-feira (30) para falar sobre a situação do hospital universitário da instituição. Ele fez um balanço do cenário atual e pediu o apoio, a sensibilização e a junção de esforços dos vereadores, do poder público e da população na busca de recursos para que o espaço seja utilizado para o atendimento à população da cidade.

    Discorreu sobre a situação da saúde em Blumenau. Apontou que existe uma lotação dos pronto atendimentos, não existem UPAs na cidade e a região Norte não possui um centro de referência para casos agudos, fazendo com que muitos pacientes acabem se deslocando de uma área mais distante para a região mais central da cidade. Trouxe a informação do ano passado de que a direção do Hospital Santo Antônio fez um pedido ao poder público para a construção de uma UPA em Blumenau para aliviar a demanda daquela unidade hospitalar.

    Lembrou que a resposta da prefeitura na ocasião foi de que não havia planejamento para a implantação da UPA e que em outras cidades que tinham este modelo acabaram tendo deficiências, por isso Blumenau optou por não adotar estas estruturas. Apontou que a saúde de Blumenau está estruturada em ESFs e em Ambulatórios Gerais. Ele também trouxe informações mais recentes de que a prefeitura investiu, nesta situação de pandemia da Covid -19, R$ 6 milhões para as UTIs em Blumenau.

    O acadêmico explicou que foram feitas negociações para avaliar a possibilidade de utilizar a estrutura do hospital da universidade neste cenário de pandemia, mas que acabou sendo descartada esta hipótese. “Estes recursos poderiam ter sido trazidos para a universidade que tem uma relação de ensino e de serviço à comunidade. A unidade tem profissionais com gabarito e alunos inseridos na comunidade prestando serviço em saúde para toda a população”, destacou. Apontou que futuramente mais de 1800 alunos de medicina na fase final do curso estarão em estágios em hospitais. Demostrou preocupação com essa situação do ensino no futuro, pois alunos de medicina de outras cidades menores da região estarão em busca de estágio em Blumenau.

    Em outro momento, o estudante falou que a Furb, através do corpo docente e representantes acadêmicos, fez um planejamento estratégico do Campus V. “O principal objetivo do hospital universitário é ampliar a prestação de serviços, com a implantação de serviço de atendimento a casos agudos em parceria com a Secretaria de Promoção da Saúde no Campus V da Furb”.

    Ele mostrou fotos das instalações do hospital, que não está sendo utilizado para atendimento à população. “A cidade tem demanda de uma unidade para atendimento a casos agudos. O prédio tem uma estrutura adequada e seriam poucas adaptações para poder utilizar. Está localizado próximo à BR-470 na região Norte de Blumenau. Isso daria a possibilidade de atuação na medicina, na enfermagem, na biomedicina e na farmácia, e na oferta de campos de estágio noturno aos alunos, também a possibilidade de aumentar a demanda do laboratório que nós já temos no próprio complexo de saúde do campus”, apontou.

    Reiterou que a Furb não tem condições de manter o hospital e a ideia é buscar parceria com a prefeitura e buscar recursos com os governos municipal, estadual e federal para ampliar a prestação de serviços. “Nós temos interesse em fazer a concessão deste espaço para a prefeitura para que assim possamos ter uma parceria e fazer o atendimento à população”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB