Página principal
16-08-2016

Abertas inscrições para escolas que desejam participar do Programa Vereador Mirim 2017

  • mirim_eleiçoes2016

    A Câmara Mirim de Blumenau abriu nesta segunda-feira (15) as inscrições para as escolas que desejam participar do Programa Vereador Mirim em 2017. As escolas precisam estar inscritas para que os alunos possam se candidatar às vagas de vereadores mirins. As inscrições dos educandários interessados, sejam da rede pública ou particular de ensino, podem ser feitas até o dia 5 de setembro no site www.camarablu.sc.gov.br/eleicoesmirins-escolas.

    Após o término no prazo para as escolas será realizado um sorteio, no dia 6 de setembro, para definir a data em que as eleições vão ocorrer em cada instituição de ensino. Representantes das escolas poderão acompanhar o sorteio, que será feito na Câmara de Vereadores. O período pré-definido para as eleições do Programa Vereador Mirim é de 7 a 11 de novembro.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Roedel de Souza, ressalta que a expectativa é que neste ano mais escolas se inscrevam para participar. “O programa foi reformulado e hoje oferecemos diversas formações para os vereadores mirins, inclusive em parceria com a Escola do Legislativo. Buscamos oferecer uma formação completa para os alunos enquanto pessoas, líderes e cidadãos conscientes de suas responsabilidades. Esperamos que isso atraia mais interessados em participar”, assinala.

    As inscrições para os alunos serão realizadas de 8 a 23 de setembro, também no site da Câmara de Vereadores, no endereço que será divulgado oportunamente. Neste ano poderão se candidatar alunos do 5º ao 8º ano, mas os estudantes do 5º ao 9º ano poderão votar e participar da escolha dos novos vereadores mirins.

    Outra novidade é que nestas eleições os votos não serão mais feitos em cédulas de papel. Para garantir a lisura do processo, os estudantes vão registrar os votos em um programa que simula uma urna eletrônica no computador. Todo o processo será acompanhado por servidores do Legislativo.

    O Programa Vereador Mirim

    O programa foi pioneiro em Santa Catarina e é referência no país pelo seu formato de legislatura anual, ou seja, cada vereador mirim tem mandato de um ano. Dessa forma, eles participam de maneira mais efetiva das atividades da Câmara Municipal.
    Nestes 16 anos de desenvolvimento do programa, mais de 270 parlamentares mirins representaram 85 escolas da cidade. Nesse período, 43 projetos de lei e 2.800 requerimentos foram apresentados, debatidos e votados. Foram realizadas 340 sessões na Câmara Mirim e seis projetos de lei apresentados se tornaram leis ordinárias no município.

    Objetivos

    Além de promover a aproximação da Câmara de Vereadores e as escolas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a administração pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências vão contribuir na formação pessoal, assim como também preparar líderes capacitados e conscientes dos seus deveres e direitos como cidadãos.

    Funcionamento

    Todos os anos são eleitos 15 vereadores mirins e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada como oratória, técnica legislativa, redação oficial, entre outros. Os parlamentares mirins participam de sessões ordinárias, solenes e itinerantes, onde debatem e elaboram projetos de lei e requerimentos relacionados as suas escolas e à comunidade blumenauense.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação CMB – Site