Página principal
28-08-2018

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulga atividades do ‘Setembro Branco’ na tribuna

  • banner 1

    O vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), Thiago Duwe, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (28) para divulgar os eventos que estão programados para o Setembro Branco em Blumenau. Esse mês é dedicado às discussões sobre os direitos da pessoa com deficiência e a atividades que proporcionam a inclusão desses cidadãos. O Setembro Branco é organizado por várias entidades da cidade.

    Thiago Duwe falou especialmente sobre o evento “Blumenau acessível: nossa diferença é a igualdade”, promovido pelo próprio Comped. O projeto vai ser realizado dia 9 de setembro, integrando a programação da Rota de Lazer, que acontece na Rua XV de Novembro, das 9 às 15 horas. “Nosso objetivo é discutir as questões de acessibilidade no município, simulando como é essa acessibilidade na rua”, observou, destacando que a maioria dos cidadãos sabem dos problemas de locomoção das pessoas com deficiência, mas é preciso que essas dificuldades, que são técnicas, sejam de fato percebidas.

    Ele explicou que a simulação será similar à que foi realizada pelo “Indaial para todos”, organizado por um grupo de arquitetos no município vizinho. Além de simulação com cadeiras de rodas, também serão utilizadas muletas e bengalas. “Teremos ainda um simulador de envelhecimento, em parceria com o Senac. Queremos demonstrar que mais cedo ou mais tarde todos nós teremos nossa condição de mobilidade reduzida”, assinalou, enfatizando que o objetivo é que o cidadão se perceba no lugar do outro, sinta na pele as dificuldades de locomoção e acessibilidade.

    Comentou que o Setembro Branco só é possível graças a “rede de inclusão”, que além das entidades sociais como a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) e Associação dos Cegos do Vale do Itajai (Acevali), reúne também as organizações do Sistema S, como o Senac e Senai, e o poder público.

    “Agradecemos a aprovação do projeto que instituiu o Setembro Branco, porque de fato temos agora a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência e as questões que envolvem a inclusão dessas pessoas”, disse, informando que dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “Essa luta é necessária porque historicamente essas pessoas foram alijadas de direitos e do mercado de trabalho”.

    Também agradeceu aos vereadores engajados na causa, através da participação nos pedágios e nos eventos festivos e gastronômicos que as entidades realizam para angariar fundos. “Podemos perceber uma atuação exemplar de vocês. Continuem assim. A sociedade precisa do poder público”, ressaltou.

    Agradeceu também aos gestores públicos atuais pelo empenho em fazer com que o Comped também tenha um fundo de recursos próprios. E pediu apoio dos vereadores para o projeto. “Dependemos só de parcerias. Seria muito importante para a nossa autonomia contar com esse fundo”.

    Convidou a todos para que participassem e divulgassem nas redes sociais o Feirão da Pessoa com Deficiência, que vai se realizar no Sesi, dia 15 de setembro. O evento reunirá mais de 50 empresas do Médio Vale do Itajaí que vão oferecer oportunidades de trabalho às pessoas com deficiência. Destacou que a programação do Setembro Branco contará com oito grandes atividades.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB