Página principal
04-07-2013

Comissão Especial busca melhorias para o sistema de coleta de lixo reciclável

  • 04julho

    A Comissão Especial de Acompanhamento da Coleta de Lixo Reciclável se reuniu pela terceira vez na manhã desta quinta-feira (4). Na pauta, o aprendizado adquirido pelos vereadores na Feira Brasileira de Reciclagem, em Curitiba, e os dados coletados pelos parlamentares sobre os recicladores de Blumenau.

    O encontro contou com a participação do gerente de Resíduos Sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, que destacou o trabalho em conjunto da comissão com a Reciblu, Furb, Secretaria de Desenvolvimento Social e o Plano Municipal de Habilitação de Interesse Social. “Nosso objetivo é dar assistência ao pessoal da Reciblu, que fazem um grande trabalho de reciclagem, mas não tem a técnica da gestão”, ressaltou.

    O presidente da comissão especial, vereador Adriano Pereira (PT), destacou os avanços registrados na coleta de lixo reciclável em Blumenau. “A cidade ainda está muito a quem em relação à coleta de lixo. Mas estamos trabalhando para que todas as ruas da cidade sejam atendidas pela coleta seletiva”, afirmou.

    O relator da comissão, vereador Jens Mantau (PSDB), classificou de “muito positiva” a viagem à Feira Brasileira de Reciclagem. “Conhecemos a realidade do país. Agora estamos fazendo o cadastro de todos que fazem a reciclagem”, revelou, acrescentando que a Reciblu está feliz com a assistência recebida. 

    Ecopontos

    Na reunião anterior, realizada no dia 12 de junho, a comissão discutiu a instalação de “ecopontos” na cidade. Trata-se de contêineres disponibilizados pela Prefeitura em diferentes locais para que a população deposite o lixo reciclável. Na oportunidade, Franceschi apresentou um estudo sobre a instalação de “ecopontos”, assegurando que já são comuns em muitas cidades da Europa.

    Disse que, inicialmente, serão instalados três ecopontos. Informou ainda que os estudos já estão bem avançados e os recursos foram garantidos pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

    A próxima reunião da comissão está agendada para o dia 6 de agosto.

     

    Foto: Denner William / Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa