Página principal
31-10-2019

Alunos destaque do Setembro Branco são diplomados em Noite de Oratória na Câmara

  • setbranco31out19

    A Câmara de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, sediou, na noite desta quarta-feira (30), a Noite de Oratória e cerimônia de diplomação e premiação dos alunos destaques do Curso de Oratória, atividade que faz parte da programação do Setembro Branco – mês da Paz, na etapa “promovendo a paz nas escolas”. O evento foi realizado também pela Coordenação do Setembro Branco em Blumenau, pela Secretaria municipal de Educação, pelo Grupo de Apoio ao Fórum Municipal de Segurança Pública, com apoio da A – Conseg-Blu e entidades parceiras.

    Conforme explicou Salete Sbardelatti, coordenadora do Setembro Branco em Blumenau, a programação com as escolas, por meio da Secretaria municipal de Educação, iniciou com o Setembro Branco vai às escolas, na ampliação do projeto com a programação também realizada no mês de outubro, na etapa “promovendo a paz nas escolas”, e também fazendo parte das ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

    O evento contou com as presenças do vereador Jens Mantau (PSDB); da diretora geral da Secretaria municipal de Educação, Sandra Maria Francisca; da coordenadora do Setembro Branco em Blumenau, Salete Sbardelatti; do palestrante e professor de comunicação Carlos Alberto Bittencourt; da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues, além de representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, dos Consegs do município e outras entidades e instituições parceiras. Também da comunidade escolar, professores, coordenadores, diretores e familiares dos alunos.

    Cerca de 30 alunos do 4º ao 6º ano dos educandários EBM Visconde de Taunay, EBM Francisco Lanser, EBM Lauro Muller, EBM Conselheiro Mafra, EEB Celso Ramos e EEB Victor Hering foram selecionados por suas escolas e pela comissão de avaliação do Setembro Branco a partir de redações que fizeram com o tema “paz” e, no 23 de outubro, participaram do curso de oratória ministrado pelo palestrante e professor de comunicação Carlos Alberto Bittencourt. Uma comissão de avaliação acompanhou as apresentações na ocasião e, desse total, escolheu seis alunos como melhores oradores de cada uma das seis escolas. Esses estudantes fizeram seus discursos nesta quarta-feira na tribuna da Câmara. Os seis alunos oradores receberam os diplomas, medalhas e também kits com produtos e brindes de patrocinadores e as suas escolas receberam troféus. Também receberam os diplomas os demais alunos destaque que participaram do curso de oratória e do Setembro Branco.

    “A intenção da coordenação foi de integrar e incentivar o grupo de alunos para que prossigam na propagação da paz nas suas escolas, nas suas famílias e na comunidade. Agradeço a equipe de voluntários, apoiadores e entidades parceiras que contribuíram para a realização deste projeto”, destacou Salete Sbardelatti, coordenadora do Setembro Branco.

    A Escola do Legislativo Fritz Müller está sempre envolvida com as ações e eventos da comunidade, por isso também esteve participando e auxiliando no Setembro Branco – mês da Paz. “A Escola esteve envolvida na organização do curso de oratória com a preparação dos 30 alunos e fez parte da seleção dos seis alunos que fizeram seus discursos sobre a disseminação da paz”, contou a coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues.

    O vereador Jens Mantau (PSDB) salientou que é necessário promover a paz, não somente em setembro, mas em todos os meses do ano. “Nós precisamos, através dos educandários e das crianças e adolescentes, promover a paz e que ela esteja presente nas famílias, sendo eles multiplicadores. Nós participamos de uma programação bastante intensa com vários eventos e esse momento é o encerramento, mas desejamos que seja apenas um estímulo para continuar este trabalho em 2020”, apontou. Em nome da coordenadora do Setembro Branco em Blumenau, Salete Sbardelatti, ele agradeceu a todos que doaram seu tempo para a realização dessas ações em prol da paz. “Blumenau precisa de paz seja no trânsito, na comunidade, nas famílias, no dia a dia. Vamos continuar promovendo paz, independente do mês”, concluiu.

    O projeto “Setembro Branco” – mês da paz foi idealizado durante o segundo Fórum Municipal de Segurança Pública, foi instituído pela Lei municipal nº 8.062/2014 e foi uma proposta de autoria do ex-vereador Beto Tribess. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 20 é celebrado o Dia Mundial da Paz, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto visa trabalhar a prevenção aos mais diversos tipos de violência, destacando sempre a importância de cada um de nós na promoção da paz. O mês tem o objetivo de unir esforços e ações para a promoção da paz na comunidade, na família, no trânsito, assim como promover o bem-estar das pessoas e animais, com foco na sustentabilidade. Em 2019 foi a segunda edição do projeto, que contou com 49 entidades parceiras e 56 ações que foram propagadas para diversos segmentos da sociedade.

    Alunos destacados:

    EBM Visconde de Taunay
    Nicoly Akiane Dos Santos
    Odine Feijó Wiltuschnig
    Emanuelle Do Nascimento Defreyn
    Flávia Eloisa Hoetelmann
    Letícia Narciso Eugênio
    Ingrid Vitória Lima Cardoso

    EBM Francisco Lanser
    João Vitor Oechsler
    Rafael Tomaz Barros
    Emanuelle Nicolle Pasta
    Gustavo Hillesheim Branco
    Maria Eduarda Gehringer

    EBM Lauro Müller
    Sarah Elizabeth G De Almeida
    Dubraska Limenez Gabriela Varela
    Roberta Martenthal
    Jonatha G P Nogueira

    EEB Celso Ramos
    Andréia Luiza Rossa
    Ágatha Tamires Alves de Souza
    Maria Clara Pereira Pfiffer

    EBM Conselheiro Mafra
    Giovana Fidelis
    Thalita Eduarda N de Almeida
    Luiza Gabriely Deschamps

    EEB Victor Hering
    Yasmin Caroline Santos
    Diego Henrique de Barros Mestre
    João Arthur Albatti Metz
    Fabianny V.M. Silva

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB