Página principal
28-06-2018

Câmara realiza solenidade em comemoração aos 60 anos do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau

  • solene_flores2015_1

    A Câmara de Vereadores promove, nesta quinta-feira (28), uma sessão solene em comemoração aos 60 anos de fundação do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau (GELB). A solenidade, que atende o requerimento nº 783 do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), acontecerá a partir das 19 horas, no plenário.

    Atualmente, o GELB conta com aproximadamente 300 membros, reunindo cerca de 200 famílias. São quase cinco mil crianças, jovens e adultos que já passaram pelo Movimento Escoteiro por intermédio deste grupo.

    Nessas seis décadas de história, tem representado a cidade em inúmeras atividades regionais, nacionais e internacionais, além de atuar, anualmente, nas atividades comunitárias desenvolvidas por iniciativa própria ou por convite das entidades de Blumenau. Está entre os maiores do Brasil e conquistou expressivo reconhecimento em nível municipal, regional, nacional e internacional.

    Histórico

    Em reunião ordinária, os membros do Lions Clube de Blumenau – Centro fundaram, no dia 13 de agosto de 1958, o Grupo Escoteiro Leões de Blumenau. Isso, após receber sugestões de alguns de seus associados e tendo em vista os elevados ideais do movimento e os benefícios que poderia trazer aos jovens da época. O único grupo existente até aquele momento tinha encerrado suas atividades em 1918.

    Neste dia foi composta a primeira Comissão Executiva do grupo, cuja gestão foi de 1958 a 1960. O presidente foi Bertoldo Neitzel e o chefe de Grupo, Gerd Leyen. Este último juntou um grupo de rapazes para formar duas patrulhas. A primeira reunião do GELB aconteceu em 16 de agosto daquele ano, em um galpão cedido pelo Clube Blumenauense de Caça e Tiro.

    O grupo passou por diversos momentos bons, mas também de provações e de dificuldades, sendo que a persistência de alguns adolescentes e a formação de uma nova comissão deu um novo impulso ao grupo, fazendo com que as gestões continuassem este trabalho em prol dos jovens e das crianças até os dias atuais.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Acervo CMB