Página principal
04-06-2018

Junho Verde é lembrado na Sessão Mirim desta segunda-feira (4)

  • mirins04junho2018

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a sétima sessão ordinária da Legislatura de 2018. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, foi comandada pela vice-presidente da Câmara Mirim, vereadora mirim Grace Gherman da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes, devido à ausência da presidente mirim.

    O suplente de vereador mirim José Henrique Cardoso da Silva tomou posse e assumiu a vaga de titular, na manhã desta segunda-feira. O estudante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier substitui a colega Camyla Leite Nunes, que deixou o cargo por motivos particulares. Ele inclusive participou da sessão ordinária mirim de hoje.

    Na Tribuna Livre esteve presente o biólogo e educador ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), José Sommer, que divulgou a programação da terceira edição do Junho Verde, mês dedicado à conscientização da população sobre o meio ambiente. “A ideia é dar mais visibilidade à preocupação que o município e a sociedade têm com a questão ambiental e a importância de educar, sensibilizar e conscientizar os cidadãos para mudanças de comportamentos que são necessárias ao equilíbrio socioambiental e a uma vida sustentável”, explicou.

    Na oportunidade, o educador convidou os vereadores mirins e pediu que reproduzam o convite para as suas escolas e suas famílias participarem da programação, inclusive da solenidade de abertura oficial que será nesta terça-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O ato será a partir das 9h, na Praça Victor Konder, no Centro. No local haverá distribuição de mudas, exposições de várias instituições parceiras, entre outras atrações. Neste ano, serão mais de 120 ações que serão desenvolvidas durante todo o mês.

    “Nós precisamos entender que somos parte integrante do meio ambiente, pois ele só tem sentido com a presença humana. Eu fico contente em ver vocês, lideranças jovens, e saber o quanto vocês podem promover a mudança no mundo, fazendo as pessoas refletirem também sobre o meio ambiente, principalmente neste mês. Sei ainda do potencial que as escolas têm de atuarem sobre a questão ambiental e da necessidade de tornarem-se espaços de reflexão para toda a comunidade, além dos limites do educandário”, observou, destacando que Blumenau está entre os três municípios do país que tem um mês inteiro dedicado ao meio ambiente. Também destacou os 42 anos de atuação da fundação na cidade.

    O Junho Verde foi instituído pela Lei nº. 8.288, de 23 de maio de 2016. É coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental da Faema, com o apoio do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL). A programação completa pode ser confira pelo site http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/fundacao-do-meio-ambiente/pagina/junho-verde.

    Logo em seguida, os vereadores mirins fizerem seus pronunciamentos na tribuna. Entre os assuntos mencionados estavam a relação entre professor e alunos e o ambiente da sala de aula, a situação precária e a falta de acessibilidade das calçadas do município, entre outros. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 60 a 68. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão mirim será itinerante. A reunião acontecerá no dia 18 de junho, a partir das 15 horas, no Colégio Castelo.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 60 – De autoria da vereadora Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede a fiscalização da manutenção da calçada localizada na rua Prefeito Frederico Busch Junior, na altura dos números 510 e 544.

    Requerimento Nº 61- De autoria da vereadora mirim Grace Gherman da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes. O documento solicita a pintura de uma faixa de pedestres na Rua Ari Barroso, esquina com a rua Udo Deeke, no bairro Salto do Norte.

    Requerimento Nº 62 – De autoria da vereadora mirim Joana Odwazny, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento pede a realização de melhorias no telhado da quadra de esportes da sua escola.

    Requerimento Nº 63 – De autoria do vereador mirim José Henrique Cardoso da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier. O documento pede a realização da manutenção na ponte de madeira localizada na rua Ricardo Georg, no bairro Itoupava Central.

    Requerimento Nº 64 – De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento pede a adaptação da calçada localizada na rua Domingos Manoel de Borba, em frente a sua escola, para acesso de cadeirantes.

    Requerimento Nº 65 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento solicita o conserto do corrimão da ponte localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermannn, próxima ao Mercado Mávilli, número 9494, no bairro Itoupava Central.

    Requerimento Nº 66 – De autoria do vereador mirim do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede para refazer o asfalto da rua Vitório Alcântara, no bairro Ponta Aguda, em toda a sua extensão.

    Requerimento Nº 67 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a disponibilização de um guarda de trânsito na rua Sete de Setembro, na altura do número 922, principalmente nos horários com maior intensidade de tráfego.

    Requerimento Nº 68 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a instalação de sinais sonoros nas sinaleiras localizadas na rua Sete de Setembro, nas alturas dos números 702,922 e 1105. Também na altura do número 158, da rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais CMB | Imprensa e Câmara Mirim de Blumenau