Página principal
03-04-2017

Projeto Direito nas Escolas é apresentado na EEB João Widemann

  • joao_widemann17

    O Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe) do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb), em parceria com a Câmara Mirim do município, realizou, na última quarta-feira (29), a segunda edição, deste ano, do Projeto Direito nas Escolas. O encontro aconteceu na Escola de Educação Básica João Widemann, representada pelo vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva.

    A ex-presidente do diretório e fundadora do projeto, Mariella Kraus, juntamente com o atual presidente do Daclobe, estudante João Paulo Fritzen e com o acadêmico Léo Mathias, levaram conhecimentos acerca da Constituição e do processo eleitoral para os alunos do oitavo ano.

    “O projeto é proveitoso porque apresenta noções e conceitos ensinados no curso de Direito, que todos devem conhecer. Os alunos que estamos visitando nas escolas são os eleitores e políticos de amanhã. Se desejamos um futuro melhor, devemos começar pelos os jovens”, assinalou o presidente do Daclobe, João Paulo Fritzen.

    “A apresentação para os alunos e para o diretor foi muito legal. Todos foram receptivos e os alunos fizeram questionamentos após a explanação. Conversamos bastante e nos incentivaram a continuar apresentando nas escolas. Aguardamos as agendas das próximas unidades e esperamos que tenhamos mais adeptos”, ressaltou Mariella Kraus.

    A unidade escolar foi contemplada porque a direção manifestou o interesse em participar. Isso aconteceu porque os responsáveis pelo projeto visitaram, em fevereiro deste ano, a Câmara de Vereadores e apresentaram a proposta para os integrantes da Câmara Mirim que aderiram ao projeto e o multiplicaram e divulgaram nas suas escolas.

    O vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, representante da Escola de Educação Básica João Widemann, lembrou que naquela oportunidade foram abordadas as funções dos Três Poderes, o voto popular e o exercício dos direitos. “O projeto é importante, pois gera consciência do que nós, cidadãos, podemos fazer de diferente na sociedade para melhorá-la “, observou.

    Mariella Kraus explicou que o projeto do diretório acadêmico da Furb começou em 2013, quando se observou a necessidade de levar assuntos envolvendo o direito para os cidadãos. Naquele ano, foi feito um estudo pelos Cursos de Pedagogia, Letras e Psicologia da universidade que apontou a idade ideal de quem iria receber conhecimentos de Constituição, Cidadania, Direitos e Garantias Fundamentais. “A metodologia utilizada no projeto proporciona a discussão e atende as especificidades da faixa etária a qual estamos levando esses conhecimentos”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau
    Foto: Daclobe