Página principal
18-05-2016

Câmara Mirim vai promover palestra e ações em alusão ao Movimento Maio Amarelo

  • mirins_maio_amarelo

    A Câmara Mirim de Blumenau vai oferecer, nesta sexta-feira (20), a palestra intitulada “Vereadores mirins: polinizadores da segurança no trânsito”, em parceria com a organização local do Movimento Maio Amarelo. A explanação, destinada aos parlamentares mirins e suplentes, acontecerá a partir das 9 horas, no plenário do Poder Legislativo.

    A palestra será ministrada por Márcia Pontes, representante do Observatório Nacional de Trânsito, coordenadora estadual do movimento e educadora de trânsito.

    Logo após esse encontro, a Câmara de Vereadores Mirins, em parceria com a Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB), vai realizar a distribuição de mudas de flores amarelas e de materiais de divulgação do Movimento Maio Amarelo para a comunidade. A ação faz parte do ‘Projeto Flores de Maio’ e vai acontecer na Praça Dr. Blumenau.

    Segundo os idealizadores do projeto, as mudas de flores amarelas, doadas pela companhia, representam as várias vítimas de trânsito. Elas também são um incentivo para a comunidade blumenauense resgatar a antiga tradição, trazida pelos imigrantes alemães, de jardins alegres e floridos.

    O objetivo principal do projeto é proporcionar aos vereadores mirins e suplentes reflexão e ação em relação às questões que envolvem o trânsito e as políticas públicas de mobilidade urbana.

    A proposta também tem outras intenções, como manter o contato dos vereadores mirins com a comunidade blumenauense; a reflexão sobre a necessidade da humanização dos espaços públicos e particulares, buscando a melhora na qualidade de vida da população e a de proporcionar aos legisladores mirins a formação de valores sólidos, pautados em uma conduta ética e de espirito altruístico. Além disso, prestar homenagem às vítimas de trânsito, se solidarizando com suas famílias.

    A ideia do projeto surgiu depois que o agente de Polícia Civil, Antônio Fernando das Neves Filho, utilizou a tribuna livre da Câmara Mirim, na sessão ordinária do dia 11 de abril. Naquela ocasião, ele trouxe informações sobre o Maio Amarelo e os vereadores manifestaram interesse em se engajar no movimento de forma mais ativa.

    “Após essa explanação e discussão, eles também se atentaram de que um trânsito mais humano está associado a uma cidade mais humana e sustentável”, observou a coordenadora pedagógica da Câmara Mirim, Sandra Nobrega Kuchenbecker.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Câmara Mirim CMB