Página principal
17-04-2014

19° Encontro Regional do Proler recebe inscrições

  • literatura_escola

    Programação incentiva a formação de mediadores de leitura. As vagas são limitadas.

    A Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Comitê Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e Sesc, informa que estão abertas as inscrições para o 19° Encontro Regional do Proler. Com o tema “Leitura Literária na escola: o que tenho a ver com isso?” o encontro do Proler, que é de formação de mediadores de leitura, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de maio, às 19h, no auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau.

    As vagas são limitadas e os interessados em participar devem se inscrever através do preenchimento de formulário no blog http://comiteprolervale.blogspot.com.br/ além de encaminhar o comprovante de pagamento da inscrição para: inscricao.proler@gmail.com. O investimento é de R$ 50 para pagamento antecipado até 9 de maio e de R$ 60 a partir de 10 de maio e durante o evento.

    A programação objetiva a formação de mediadores de leitura, dinamizando possibilidades de multiplicação de novas atividades de incentivo à leitura em diferentes espaços e instituições, além da qualificação para ações já existentes. O público alvo são mediadores de leitura, educadores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e comunidade interessada na promoção da leitura, da literatura e da biblioteca como forma de desenvolvimento do cidadão crítico. 

    As ações

    O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo governo federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 o Comitê Regional do Proler foi instalado em Blumenau. São 12 anos de atuação com ações de incentivo à leitura e com formação de mediadores de leitura. Atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Indaial, Timbó e Pomerode. O Comitê tem por objetivo contribuir com a formação de mediadores de leitura e com promoção de ações de incentivo à leitura. Maiores informações no http://comiteprolervale.blogspot.com.br/ 

    Programação completa

    19/5 (segunda-feira) – 19h

    Atração Cultural: Banda Municipal de Blumenau

    Diversidades de práticas de letramento na escola e em outros contextos, com Dr. Clecio dos Santos Bunzen Júnior (São Paulo)

    Sessão de autógrafos

    20/5 (terça-feira) – 19h

    Atração Cultural: Contação de histórias “Looping”, com Paulo Castellain

    A leitura como mola propulsora da vida, com Dr. Paulo Venturelli (Curitiba)

    Sessão de autógrafos 

    26/5 (segunda-feira) – 19h

    Atração Cultural: “O menino que carregava água na peneira” de Manoel de Barros, por Lieza Neves

    Diálogos com o escritor Alexandre Brito, autor do livro “O museu desmiolado” (Porto Alegre)

    Sessão de autógrafos 

    27/5 (terça-feira) – 19h

    Atração Cultural: Leituras poéticas com Gilmara Mendes Goulart e Sueli Cagneti

    Adolescentes leem? Ah, mas é claro que sim! com a Dra. Sueli de Souza Cagneti (Joinville)

    Sessão de autógrafos 

    Sobre os palestrantes

    Clecio dos Santos Bunzen Júnior

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp; atuando também como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufscar, na linha de pesquisa; Ensino e aprendizagem de línguas. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, ensino da leitura e da escritura, conhecimentos linguísticos e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio. Seus projetos atuais de pesquisa são: Políticas públicas, produção e usos de materiais didáticos nos anos iniciais de municípios paulistas e Processos discursivos de sistematização e de (re) construção de conhecimentos sobre a linguagem escrita em turmas de 4º e 5º anos do ensino Fundamental. 

    Paulo Venturelli

    Nascido em Brusque e radicado em Curitiba, o escritor é autor, dentre outros, do livro infantil Visita à Baleia (Editora Positivo), duplamente premiado em 2013 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ): o melhor livro para crianças e a melhor ilustração, de Nelson Cruz. A obra é sobre os desejos e as dúvidas de um menino que afloram pela imaginação. O livro apresenta a história de um garoto que acabara de colocar o ponto final nos deveres de casa quando chegou o pai trazendo uma notícia extraordinária: havia uma baleia no centro da cidade. A novidade logo atiçou a curiosidade de todos. Detalhe: Brusque é a cidade onde vive o garoto. Ver mais em: http://pauloventurelli.wordpress.com/biografia 

    Alexandre Brito

    É poeta e escritor. Escreve para gente pequena, média e grande. Também é músico. Integra a banda Os poETs e desenvolve um trabalho solo chamado Raízes. Autor de Museu Desmiolado (Prêmio Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano – Revista Crescer), Circo Mágico (adotado PNBE-MEC), UAKTI, Seleta Esperta, entre outros. Participa de eventos Literários, Feiras e atividades em Escolas. Nascido em Porto Alegre, cursou a Faculdade de Filosofia na UFSC em Florianópolis, estudou música em Belo Horizonte e desde 1989 retornou a Porto Alegre onde reside atualmente (www.alexandrebrito.net.br) 

    Sueli de Souza Cagneti

    O trabalho de Sueli de Souza Cagneti estimula a curiosidade e inspira leitores, educadores e pesquisadores da Leitura e Literatura não só no Brasil, mas também pelo mundo. No seu pós-doutorado, em 2006, aproximou continentes e culturas quando apresentou as relações entre duas personagens marcantes do saber popular, uma boneca de pano, a brasileira Emília, de Monteiro Lobato, e o boneco de madeira, o Pinocchio, de Carlo Collodi. A academia quis saber mais e a professora Sueli e seu grupo de pesquisadores passaram por congressos, conferências em vários países (Itália, Portugal, Índia, Cuba, Irã, China, Colômbia, México) debatendo a estética e a narrativa dessas duas obras e a pedagogia da leitura. O que é mais notável na trajetória dela é o trato com a pesquisa e a forma como leva a informação e o conhecimento aos que são cúmplices do seu trabalho, leitores-educadores, estudantes e o próprio leitor. Sueli investiga com profundidade e apresenta o tema com uma desenvoltura peculiar, – como o fascínio das histórias que saem dos livros e levam aos voos mais longínquos que a percepção e a interpretação podem nos proporcionar. Mais do que isso, seu trabalho de pesquisa ao longo dos anos vem sendo indicador do novo para as escolas brasileiras. Sua pesquisa foi pioneira ao reler os contos de fadas na sua relação com a pós-modernidade, ao aprofundar o debate sobre a ilustração e a construção da narrativa visual, ao garimpar a literatura infantil juvenil, relacionada à cultura indígena, africana e afro-brasileira.

    Foto: Divulgação | Disponível em: www.blumenau.sc.gov.br
    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau