Página principal
27-10-2017

​Cipa da Câmara de Vereadores realiza simulado de incêndio

  • simulacao_incendio27out17

    A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, nesta sexta-feira (27), pela primeira vez, o simulado de abandono para situações de incêndio no prédio do Legislativo.

    Quando o alarme de incêndio disparou, às 09h30 e as 14h30, todos deixaram seus afazeres e se dirigiram ao ponto de encontro, no estacionamento da Câmara, seguindo as orientações dadas por um grupo de funcionários de cada andar que foram treinados durante a semana. Todos supervisionados pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, por meio do subtenente Dirceu Rodrigues, levaram cerca de três minutos para evacuar o prédio.

    O presidente da Cipa, Jean Melo, destaca que o objetivo foi conscientizar os cerca de 250 servidores e funcionários terceirizados que atuam no prédio divididos em dois turnos, sem contar os visitantes, para uma situação de incêndio que eventualmente pode ocorrer. “A gente está aqui há mais de quatro anos e nunca houve um simulado como este que estamos fazendo. A Cipa percebeu essa necessidade e resolveu pôr em prática a simulação”, argumentou.

    Afirmou ainda que a Cipa seguiu a instrução normativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, assim como já ocorre uma vez por ano nas escolas municipais e nas grandes empresas. Os exercícios marcaram o encerramento da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes que ocorre uma vez por ano, e este ano foi realizada entre os dias 23 e 27 de outubro.

    Ao final da atividade o presidente da Cipa enalteceu o envolvimento dos servidores diante da situação preventiva. “O balanço foi positivo, colocamos em prática uma ideia necessária. Detectamos pontos positivos como o envolvimento de todos que participaram e vimos pontos que precisam ser melhorados”.

    A intenção é de que nos próximos anos sejam realizadas duas atividades como esta, uma vez avisando sobre o treinamento e um simulado surpresa, para testar a efetividade dos trabalhos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Câmara Municipal de Blumenau