Página principal
13-03-2020

Workshop na Câmara encerra Semana da Mulher

  • semana_mulher2020_2

    A Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Coordenação de Estudos e Apoio Social, realizou, nesta semana, algumas ações internas para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

    Nesta quarta-feira (11) foi oferecido para os servidores da Casa Legislativa, nos dois turnos, o “Workshop de Defesa Pessoal”, abordando princípios de Segurança no dia a dia das mulheres, ministrado pelo professor de Jiu-jitsu, Daniel Vieira, conhecido como Feijão.
    Na ocasião, o instrutor falou sobre defesa pessoal, repassou algumas dicas e maneiras de prevenção na rua, informou alguns dados sobre a violência contra a mulher em Santa Catarina e apresentou vídeos de situações reais. “Hoje, infelizmente, é o Estado com o maior índice de violência e agressão contra a mulher. Os casos em sua maioria acontecem dentro de casa e a intenção é passar o posicionamento em caso de ataque. Às vezes, a maneira como você se posiciona e como você se empodera, que é isso que a luta dá, faz com que você não se torne uma vítima e não só as mulheres, mas o público em geral”, apontou.

    Depois da explanação, o professor fez uma demonstração prática de técnicas de defesa pessoal, com posicionamento ou com saídas básicas. “Muitas vezes é por uma questão de ganhar tempo, porque, geralmente, o agressor é mais forte e essas técnicas fazem com que a pessoa consiga escapar e não se torne vítima”, explicou. O professor destacou também que a luta é um meio de transformação. “Porque você se conhece, você se empodera e você é capaz de se defender”.

    Por fim, Feijão lamentou que esteja se abordando esta temática da violência e trazendo esses dados, mas apontou que, diante do cenário, existe a necessidade de aprender a se defender, de trazer mais mulheres para a luta, não só para defesa, mas como um estilo de vida.

    A programação iniciou na segunda-feira (9), quando aconteceu o Dia da Beleza, onde foram oferecidos serviços de beleza às servidoras da Câmara Municipal, nos períodos matutino e vespertino.

    A intenção das organizadoras foi programar as ações em duas vertentes: o embelezamento e a prevenção. A primeira ação foi no intuito de valorizar as mulheres, trazendo a feminilidade e a delicadeza, fazendo-as se sentirem bonitas. E num segundo momento, a ideia era abordar a prevenção e o autoconhecimento. “A palestra foi de extrema importância, diante de tantos casos de feminicídio atualmente, pois trouxe a visão de que a mulher precisa se conhecer, se empoderar e também deu uma noção de como a mulher pode se posicionar e se defender diante de uma situação de violência e para que não se sinta submissa e consiga se sentir segura e bem consigo mesma”, explicou a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Graziele Aires, uma das organizadoras.

    Para encerrar a programação, no dia 25, quarta-feira, a Câmara, vai promover o “II Seminário Legislativo da Violência contra a Mulher: Valores que transformam”. O seminário será aberto aos servidores do Poder Legislativo municipal e também à comunidade em geral. O evento acontecerá a partir das 18h30, no plenário. Mais informações serão divulgadas em breve.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB