Página principal
19-06-2013

Vereadores discutem com a comunidade a instalação da penitenciária na região Norte

  • complexo_Vale

    O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), e os vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Jens Mantau (PSDB) participaram, na noite desta terça-feira (18), da reunião que discutiu a instalação do complexo penitenciário na Itoupava Central. Também integrantes da Mesa Diretora, Mantau e Marcos da Rosa se uniram aos moradores contra a construção do complexo na região Norte de Blumenau.

    Organizado pelo “Movimento Acorda Itoupavas”, o encontro, realizado no salão da Sociedade Esportiva e Recreativa Cruzeiro, foi conduzido pelo líder comunitário Ailton de Souza, o Ito. A maior preocupação dos moradores e líderes comunitários é com as conseqüências negativas de uma penitenciária na região que mais cresce no Município, devido à disponibilidade de terrenos e por ser uma área considerada praticamente livre de enchentes.

    “O governo do Estado ainda não informou onde vai propor a construção do complexo penitenciário. Onde quer que seja, a comunidade terá que ser consultada, por meio de audiências públicas e do Estudo de Impacto de Vizinhança. Terá que ser escolhido um local adequado”, afirmou o presidente da Câmara.

    O “Movimento Acorda Itoupavas” decidiu elaborar um abaixo-assinado contra a instalação do complexo penitenciário na Itoupava Central e também uma moção de repúdio (leia AQUI), intitulada “Moção das Itoupavas”, com dez posicionamentos da comunidade sobre a questão.