Página principal
28-10-2019

Vereadores mirins viajam a Brasília e participam do Câmara Mirim 2019

  • mirins_brasilia19

    Os vereadores mirins titulares, em conjunto com a assessoria do Programa Vereador Mirim, viajaram entre os dias 22 a 26 de outubro para Brasília. O objetivo principal da viagem pedagógica foi a participação no Câmara Mirim 2019, que é um programa de educação política que simula a atividade legislativa na Câmara dos Deputados. Além dessa participação, os estudantes visitaram vários pontos históricos de Brasília e conheceram os Três Poderes na Esfera Federal.

    Na terça-feira (22), o grupo visitou o Supremo Tribunal Federal, a Praça dos Três Poderes e o Museu Nacional. Na quarta-feira (23), os parlamentares mirins foram no Museu de Valores do Banco Central, no Palácio do Planalto, conheceram o Senado Federal e foram no gabinete do senador Esperidião Amin (PP). Neste mesmo dia também tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão do Senado em que estava sendo votada a Reforma da Presidência.

    Também conheceram a Câmara dos Deputados, onde foram recebidos pelo deputado federal Gilson Marques (Novo). Neste mesmo dia, três vereadores mirins acompanharam o vereador Professor Gilson (PSD), que também estava em Brasília, e o ex-prefeito e ex-deputado federal João Paulo Kleinübing em uma atividade no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para verificar a situação das creches que estão em construção em Blumenau. As presenças dos parlamentares mirins foi uma forma de simbolizar que a Câmara de Vereadores e a Câmara Mirim, juntamente com professores e estudantes, também estão reivindicando isso.

    Na quinta-feira (24) foram visitar o Catetinho, que foi a primeira residência oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek. À tarde, os parlamentares mirins participaram da atividade do Câmara Mirim 2019, comandada pelo Plenarinho, na Câmara dos Deputados. Nesse dia os deputados mirins se reuniram em comissões, onde os três projetos de lei selecionados (Bibliotecas escolares de portas abertas; Vacina H1N1 para todos e redução de agrotóxicos que afetam abelhas) foram debatidos e discutidos pelos próprios estudantes.

    Na sexta-feira, dia 25, participaram da sessão legislativa na Câmara dos Deputados, onde foram votados simbolicamente os três projetos em plenária. Todos os projetos foram aprovados. A presidente da Câmara Mirim de Blumenau, Camila Coelho, foi relatora do projeto que tratava sobre o funcionamento das bibliotecas nas escolas públicas. À tarde, o grupo foi na Procuradoria-Geral da República (PGR). Por fim, no sábado, dia 26, foram na Catedral de Brasília, no Complexo da República, na Ferinha e no Memorial JK.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB