Página principal
29-10-2018

Vereadores mirins viajam a Brasília e participam de atividades na Câmara dos Deputados

  • mirins_brasilia29out18

    Os vereadores mirins titulares de Blumenau, em conjunto com a equipe do Programa Vereador Mirim, viajaram para Brasília entre os dias 23 a 27 de outubro. Na Capital Federal, os parlamentares mirins participaram do Câmara Mirim 2018, ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara dos Deputados e no Plenário, onde eles têm a oportunidade de serem deputados mirins. Neste período, o grupo também aproveitou para visitar alguns locais históricos da cidade.

    Nos dias 23,24 e 25 pela manhã, os legisladores mirins conheceram a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Catetinho – primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Também fizeram uma visita ao gabinete do senador Dalírio Beber (PSDB). Os deputados federais que também representam Blumenau, Décio Lima (PT) e João Paulo Kleinübing (DEM) não estavam presentes na ocasião. Os jovens parlamentares também conheceram o Palácio da Alvorada e passaram pela Ponte Juscelino Kubitschek, fizeram uma visita guiada pelo Palácio do Itamaraty e conheceram o Museu de Valores do Banco Central.

    Já na quinta-feira (25), à tarde, participaram do Plenarinho, em conjunto com outras crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano de outras Câmara de Vereadores Mirins e escolas do país. No primeiro dia de atividades, 348 estudantes debateram e votaram, em plenários de comissões, as emendas aos projetos originais que foram previamente selecionados, incluindo o da vereadora mirim de Blumenau, Natália Oliveira Pereira dos Santos, que proíbe a disponibilização e comercialização de canudos plásticos. Assim foram gerados três projetos substitutivos, construídos coletivamente pelos deputados mirins.

    No segundo dia de atividades, na manhã de sexta-feira (26), os deputados mirins fizeram a discussão e votação dos projetos com as emendas já incorporadas no Plenário Ulysses Guimarães. Dos três projetos que foram levados para a votação, apenas o da Natália dos Santos foi aprovado. Logo após, neste mesmo dia, os parlamentares mirins do município também conheceram a Procuradoria Geral da República.

    No último dia da viagem pedagógica, no sábado (27), os legisladores ainda conheceram o Museu Nacional/ Complexo Cultural da República, a Catedral de Brasília e o Memorial JK.

    Para o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, a viagem foi essencial para complementar a formação que os parlamentares mirins recebem durante o ano. “Eles puderam vivenciar e conhecer pessoalmente aquilo que aprenderam na teoria sobre os Três Poderes ao longo desta legislatura e lá em Brasília é o fechamento de um ciclo de aprendizados que iniciou nos âmbitos municipal e estadual, ao conhecerem a prefeitura, a Alesc, entre outros locais”, destacou. Ele acrescentou que a aprovação do projeto da Natália simboliza um orgulho imenso para a Câmara Mirim de Blumenau, para o Poder Legislativo municipal e para a cidade, que teve seu nome muito bem representado na Câmara Federal e ressaltou que quem sabe a inciativa de uma jovem parlamentar poderá virar uma lei federal.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações do Programa Vereador Mirim de Blumenau e plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados
    Fotos: Equipe Câmara Mirim de Blumenau