Página principal
23-10-2017

Vereadores mirins viajam a Brasília e participam de atividades na Câmara dos Deputados

  • mirins_brasilia2017

    Os vereadores mirins de Blumenau, em conjunto com a equipe do Programa Vereador Mirim, viajaram para Brasília entre os dias 17 a 21 de outubro. Na capital federal, o grupo visitou alguns locais históricos e os vereadores mirins também participaram do Câmara Mirim 2017, ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara dos Deputados e no Plenário.

    Nos dias 17 e 18 de outubro, os pequenos parlamentares fizeram visitas guiadas ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e Palácio do Itamaraty. Visitaram ainda o Banco Central e o Museu de Valores. Na Câmara dos Deputados, eles foram recebidos pelos deputados federais Décio Lima (PT) e João Paulo Kleinubing (PSD). Em visita ao Senado Federal, foram recebidos pelo senador Dalírio Beber (PSDB). Ainda conheceram o Palácio do Alvorada e a Ponte Juscelino Kubitschek.

    Já nos dias 19 e 20 de outubro, os vereadores mirins ocuparam o plenário da Câmara dos Deputados, onde participaram do Câmara Mirim 2017. No primeiro dia, os estudantes analisaram os projetos de lei, divididos em comissões, e discutiram emendas às propostas originais. No segundo dia, os relatórios escritos em conjunto foram votados no Plenário Ulysses Guimarães.

    Cerca de 370 estudantes participaram das atividades na Câmara Federal. Além dos pequenos parlamentares de Blumenau, vereadores mirins de Biguaçu, Gaspar, Goiânia e Belo Horizonte estiveram presentes, além de estudantes do Colégio Santa Rosa de Brasília e dos colégios Global e Machado de Assis de Joinville.

    Nos horários livres e também no dia 21, os vereadores mirins aproveitaram para conhecer a Procuradoria Geral da República, onde assistiram a uma palestra sobre o programa Ministério Público pela Educação (MPEduc), o Catetinho – primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na época da construção de Brasília –, a catedral e a torre de TV de Brasília. Visitaram, por fim, o Quartel General do Exército e o Memorial JK.

    Para o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, a viagem foi essencial para complementar a formação dos pequenos parlamentares. “Durante todo o ano os vereadores mirins aprendem sobre os três poderes, escutam falar dos palácios, do Supremo Tribunal, e nessa viagem tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente todos esses espaços, além de terem sido deputados federais mirins durante dois dias”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Equipe Programa Câmara Mirim