Página principal
19-09-2018

Vereadores Mirins se preparam para atuar no Plenarinho da Câmara dos Deputados

  • mirins19setembro18

    Os 15 vereadores titulares da Câmara Mirim passaram nessa tarde desta quarta-feira (19) por uma preparação para atuarem no Plenarinho da Câmara dos Deputados, que vai acontecer entre os dias 25 e 26 de outubro, em Brasília. O Plenarinho integra o Programa Câmara Mirim 2018, que possibilita aos alunos do 5º ao 9º anos e aos integrantes de Câmaras Mirins de todo o Brasil poderem atuar como deputados mirins, discutindo e votando os três projetos de estudantes selecionados para o evento, entre eles o da vereadora mirim de Blumenau, Natália de Oliveira Pereira dos Santos, um dos escolhidos entre os 966 inscritos para o debate.

    Na reunião preparatória os vereadores mirins tiveram a possibilidade de entender melhor a dinâmica das comissões e de como será a votação e discussão dos três projetos de lei. A proposta da vereadora mirim blumenauense é proibir a disponibilização ou venda de canudos plásticos, permitindo somente canudos metálicos, de papel, vidro ou outro material que não cause danos ao meio ambiente.

    Os outros dois projetos selecionados para serem debatidos no Plenarinho são de um estudante de Goiás e outro de Minas Gerais. O estudante de Goiânia, João Henrique Rinaldi, propôs o projeto “Visão Waze”, sugerindo o desenvolvimento de um aplicativo celular para ajudar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas. O mineiro Ryan Alves Rocha, do município mineiro de Três Corações, estipula que os orelhões brasileiros sejam substituídos por pontos de wi-fi gratuitos e de livre acesso.

    Os pequenos parlamentares vão poder sugerir emendas a cada um dos projetos. As emendas serão apresentadas, selecionadas e colocadas em votação, incorporadas aos projetos, que se aprovados poderão virar lei nacional.

    O coordenador de Apoio da Câmara Mirim de Blumenau, Ramsés Oliveira Costa, destaca que participar do Plenarinho é uma oportunidade única para os estudantes. “Além de conhecer o espaço físico onde são tomadas as decisões e feitas as leis que interferem em todo o País, eles também têm a oportunidade de exercer a atividade parlamentar tal como um deputado. E isso é fundamental para a noção de democracia e cidadania, porque estarão discutindo e aprovando projetos de interesses para a Nação, de forma prática”, observou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB