Página principal
06-08-2018

Vereadores mirins recebem formação sobre condutas éticas no trânsito

  • oficina mirins 070818

    Os vereadores mirins titulares e suplentes participaram, na tarde desta segunda-feira (6), da palestra intitulada “Condutas éticas fundamentais: Um enfoque no trânsito”, ministrada pelo policial rodoviário federal Rafael Melati. A palestra, que foi organizada e oferecida pela Escola do Legislativo Fritz Müller através da formação continuada para os parlamentares mirins, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores.

    Conforme o policial, o objetivo central foi trabalhar a formação ética dessas crianças e adolescentes, abordando as condutas fundamentais que devemos ter no dia a dia. Também teve o intuito de propiciar uma autorreflexão e, com isso, uma autotransformação da atitude, do comportamento e da conduta no trânsito e na vida como um todo. “A intenção foi perceber a responsabilidade de cada um, a importância e os reflexos das nossas escolhas, com o intuito de fazermos um trânsito melhor, mas também sermos melhores como cidadãos em qualquer ambiente em que estivermos, cumprindo nossos deveres com mais humanidade, com mais respeito, mais gentileza, com mais prudência, honestidade e responsabilidade e assumindo o compromisso com essas condutas éticas no trânsito e na vida”, apontou. Ele também explicou que o tema do Movimento Maio Amarelo e das campanhas educativas no trânsito deste ano foi “Nós somos o Trânsito”, significando que cada um de nós faz parte deste ambiente e tem deveres e responsabilidades.

    O presidente mirim Enzo Dutra Prezoto, do Colégio Sagrada Família, destacou algumas condutas importantes a serem tomadas no trânsito, no caso dele, ainda como ciclista ou pedestre. “Nós devemos procurar ser pacientes, ter calma e atenção no momento de atravessar a faixa de pedestres, por exemplo, não sair correndo para atravessar sem o sinal estar aberto. Devemos ser responsáveis nas nossas atitudes, agindo com mais segurança e prudência para evitar acidentes e colisões”. O parlamentar mirim também serve como multiplicador desses ensinamentos, que poderão ser levados para sua escola e casa, servindo de exemplo para as pessoas ao seu redor.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB