Página principal
14-02-2020

Vereadores mirins recebem Curso de Oratória na Câmara

  • mirins10fev20

    Os vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2020 receberam, durante esta semana, o Curso de Oratória, ministrado pelo professor Carlos Alberto Bittencourt. O curso é oferecido pela Câmara Mirim em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller e está acontecendo desde segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal. A formação tem carga horária de 20 horas e finaliza, na tarde desta sexta-feira (14), com a apresentação dos discursos dos parlamentares mirins na tribuna. Os participantes vão receber certificados.

    O professor Bittencourt apontou que este curso dá início ao percurso que os parlamentares mirins vão ter durante o ano na Câmara Mirim. Explicou que o propósito é ensinar técnicas de comunicação para que se comuniquem de forma audível, assertiva, persuasiva e convincente nas atividades do parlamento mirim e fora deste espaço também. “A partir do momento que você consegue fazer a oratória a partir das técnicas propostas, você se liberta de muitas travas que até então tinha e nem sabia e a partir daí começa a criar um mundo novo de possibilidades onde demonstra aos que estão ao seu redor o quanto você pode e o quanto eles podem também. Isso traz benefícios não só para a atividade do vereador mirim, mas também na apresentação de trabalhos na escola, nas reuniões, debates escolares, a perder a timidez e nas conversações com os familiares e colegas”, apontou.

    No início do curso os vereadores mirins aprenderam a se autoapresentar, a fazer uma autoavaliação e a trabalhar o improviso. “Eles fazem suas apresentações e são filmados e, através da programação neurolinguística, eles percebem onde estão a contento ou os pontos que ainda podem melhorar. Se ainda puderem melhorar, através do mesmo exercício, eles vão se comparando na primeira e na segunda apresentação e vão se aprimorando e se aperfeiçoando cada vez mais”, explicou o professor, acrescentando que, depois desta etapa, começam a aprender a improvisar.

    Os outros estágios e técnicas abordados no curso são a ênfase, a persuasão e o convencimento. No quarto estágio foram feitos debates entre os pares, respeitando o tempo do outro e focando em temas. Para finalização do curso, na sexta-feira (14), os vereadores mirins vão apresentar seus discursos na tribuna sobre os aprendizados neste percurso. Estão convidados para este momento os pais e/ou responsáveis, professores, diretores e colegas dos vereadores mirins.

    O vereador mirim titular Vinícius de Senna, da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, avaliou que já observa como curso está agregando na sua formação como parlamentar mirim, assim como para a sua vida após o projeto. Apontou que está sendo bem dinâmico, interativo e está aprendendo muitas coisas novas. Disse que tem dificuldade em falar em público, mas que com os aprendizados vai conseguir aprimorar sua fala e melhorar a conversa com seus colegas mirins e com outras pessoas que vão frequentar as atividades da Câmara Mirim durante o ano.

    A vereadora mirim suplente Fabiane Goldacker, representante da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger, disse que o curso está interessante, pois está aprendendo a melhorar a comunicação em público e a sua fala na tribuna, com os colegas, com as pessoas na escola e também a perder a timidez.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, destacou que o curso serve para prepará-los para o cargo e para os desafios de ser vereador mirim, apresentando técnicas e dicas de oratória e de comunicação, que poderão utilizar tanto no parlamento mirim quanto nas suas escolas. “Esses ensinamentos os ajudam a ter mais segurança para utilizar a tribuna da Câmara, a perder o medo e a timidez em falar em público e a melhor se portar em frente ao público e na tribuna também”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB