Página principal
12-06-2018

Vereadores mirins participam de palestra sobre zoologia e degradação ambiental em alusão ao Junho Verde

  • mirins_verde11junho18

    Os parlamentares mirins titulares e suplentes participaram, na tarde desta segunda-feira (11), da Formação Continuada organizada pela coordenação do Programa Vereador Mirim com o tema Consciência Ambiental, em alusão ao Junho Verde. A palestra, que aconteceu no plenário, foi ministrada pelo biólogo e educador ambiental Antonio Alexandre Ribeiro, que abordou sobre a zoologia e a degradação ambiental.

    Dentro dessa questão, ele explanou a respeito de muitas formas de degradação ambiental que ocorrem hoje no mundo por conta da ação dos seres humanos, sendo que uma delas é a degradação das florestas, com o desmatamento. Apontou que outro fator que influencia na degradação das florestas são as queimadas, que ocorrem em regiões muito secas no Brasil, como Goiás e Brasília.

    O educador ambiental também explicou que a degradação do solo é outro problema causado pelo ser humano, seja através do lixo jogado ou do veneno que contamina o solo e atinge os lençóis freáticos. Segundo ele, o solo é o mais caro e o mais difícil de descontaminar. Também trouxe a questão da eliminação dos aterros no país e no mundo, apontando que a solução para o destino dos resíduos produzidos são a reciclagem, a compostagem e a incineração. Essa última, segundo ele, contém vários filtros que não permitem a emissão atmosférica que vai causar danos ao meio ambiente. Por fim, ele ressaltou que a degradação do solo gera ainda a erosão, que está presente nesta região quando acontecem as enchentes e desmoronamentos, a exemplo do que ocorreu na tragédia de 2008.

    Ribeiro apontou também a degradação da água com poluição dos rios, dos mares e oceanos também consequência das ações dos seres humanos. “Este ano, inclusive, a conservação e preservação dos oceanos é uma questão que está em alta. Hoje, somente 4% dos oceanos no mundo são explorados, ou seja, existem muitas espécies que nós não vamos conhecer, pois serão extintas antes de descobrirmos. O plástico é o grande vilão dos oceanos e mares no país e no mundo. Muitos animais marinhos, como as tartarugas, se alimentam de águas-vivas e outros alimentos existentes dentro do mar e, muitas vezes, não conseguem diferenciar das sacolas plásticas e acabam ingerindo esses materiais, que podem ocasionar a morte. Hoje não existe nenhuma espécie de tartaruga marinha que não está ameaçada de extinção. Além disso, nenhum ser vivo com seu metabolismo consegue degradar o plástico”, apontou, citando alguns casos recentes de mortes de animais marinhos.

    Ele também apontou que o ser humano gera com a degradação ambiental a perda dos habitats naturais dos animais selvagens que, por conta disso, invadem as áreas urbanas e acabam sendo atropelados e morrendo.

    Na outra parte da palestra, o biólogo focou nos animais peçonhentos. “A ideia foi conscientizar os vereadores mirins sobre o meio ambiente. Eles que são o futuro da nossa cidade. A nossa cultura e construção da sociedade, muitas vezes, propaga que estes animais, principalmente as cobras e aranhas, são agressivos e perigosos, mas não é bem assim. Esses animais, sejam de qualquer espécie, não apresentam problemas e não vão causar risco algum se as pessoas não mexerem neles. Não vão te atacar se não pisar, agredir ou provocar”, apontou, apresentando algumas espécies de serpentes que são as mais comuns de se encontrar na região e também as mais perigosas.

    Além disso, o biólogo também alertou sobre o perigo de manuseá-los se não tiver treinamento, aconselhou a entrar em contato com especialistas, como o Corpo de Bombeiros Militar, e orientou que ao ser picado a pessoa deve manter a calma e ser levada ao hospital imediatamente. Ele também explicou como é o comportamento dos répteis, inclusive das cobras. Durante a palestra também respondeu diversos questionamentos sobre estas questões.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB