Página principal
31-10-2017

Vereadores mirins participam de formação sobre administradores de Blumenau e visitam Museu de Hábitos e Costumes

  • camaramirin31out17

    Os vereadores mirins titulares e suplentes participaram, na manhã desta terça-feira (31), da palestra com o tema “História Administrativa de Blumenau”. A atividade, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, faz parte da formação continuada para vereadores mirins oferecida pela Escola do Legislativo Fritz Müller. Logo após a explanação, os estudantes visitaram o Museu de Hábitos e Costumes, onde conheceram o acervo lá exposto, a história da cidade e puderam fazer uma ligação com os momentos atuais. Essa edificação pertencia a um dos administradores de Blumenau, o comerciante Gustavo Salinger.

    Durante a palestra, a diretora do Patrimônio Histórico de Blumenau, Sueli Petry, apresentou os administradores de Blumenau no decorrer da história até o governo de Dalto dos Reis, destacando as principais contribuições e realizações de cada um. Também desafiou os estudantes a pesquisarem sobre os administradores seguintes e a suas contribuições para o município. Os vereadores mirins também ganharam um exemplar da Revista “Blumenau em Cadernos”, que este ano completa 60 anos.

    Sueli iniciou contextualizando que no século 19 existiu a transição entre o regime de Império para República, onde ocorreu uma mudança contínua de lideranças, muitos deles alemães, pessoas que viviam na cidade. Apontou que até a década de 30 os administradores de Blumenau eram industriais ou comerciantes e tinham um olhar mais amplo, o que refletiu na sua administração.

    Apontou que a década de 30 foi marcada por um período bastante conturbado porque houve o Golpe de Vargas, houve as ideologias da época e a nacionalização, refletindo na região e também em Blumenau, com uma mudança contínua de administradores e que não fizeram muitos melhoramentos na cidade.

    Já na década de 40 e adiante existiram algumas alterações nas administrações que foram curtas, mas somente a partir dos anos 50 é que o fluxo de permanência dos gestores da municipalidade foi continua. Segundo Sueli, a partir desse período começa a existir um crescimento urbano, uma preocupação maior em dar conforto as comunidades e ampliar o espaço urbano de Blumenau.

    Por fim, a historiadora apontou que no decorrer da história, desde Doutor Blumenau, a cidade passou por diversas gestões, sendo que cada um deixou a sua marca e característica própria. “Aqueles que mais tempo ficaram no governo realizaram empreendimentos que trouxeram grandes reflexos na cidade”, disse, citando como exemplos os administradores Alvin Schrader, Paulo Zimmermann e Curt Hering e as suas maiores contribuições e realizações.

    Segundo Sueli, os objetivos da palestra foram conscientizar os vereadores mirins da função do administrador público e promover o senso de responsabilidade para conhecer as dificuldades e como enfrentá-las. “Ao olharmos para o passado e a forma como está sendo conduzido o presente, os vereadores mirins terão uma visão de administração, de como proceder. Os administradores, ao longo da história, nos mostraram o que pode ser feito e como manter a diplomacia nos momentos de dificuldades”.

    Para a vereadora mirim titular Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke, foi importante conhecer o fundador, o que fizeram os administradores da cidade, como ela se desenvolveu e como está hoje. Também discorreu sobre a necessidade de perceber, analisar e fiscalizar se os futuros gestores vão dar continuidade com os projetos já desenvolvidos, no sentido de trazer melhorias para a cidade.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Câmara Mirim de Blumenau e Imprensa CMB