Página principal
09-12-2019

Vereadores mirins fazem plantio de árvores nativas na Itoupava Central

  • mirins_plantam9dez19

    A Câmara Mirim de Blumenau, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fez o plantio, na manhã desta segunda-feira (9), de 33 mudas de árvores nativas dando sequência ao Projeto Pedagógico “Carbono Zero”. A ação foi realizada nos arredores da Escola Nº 1 e do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), no bairro Itoupava Central.

    Conforme a Câmara Mirim, a iniciativa consiste no princípio da compensação das emissões de gases do efeito estufa, onde o poluidor quantifica suas emissões e através de plantio de mudas e outras práticas ambientais sustentáveis, neutraliza esse impacto. A Câmara Mirim fez um cálculo aproximado da produção de poluentes no programa por ano, levando em conta os gastos com energia, combustíveis, viagens, materiais de escritório, tintas, entre outros. Os cálculos tiveram como base a calculadora de CO2 da Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica. Pelos cálculos feitos seriam necessárias 96 mudas de árvores para compensar a emissão do gás carbônico.

    A iniciativa tem ainda o objetivo de, através dos vereadores mirins, sensibilizar a sociedade e incentivar que escolas, empresas e órgãos públicos façam adesão ao programa, possibilitando a reparação dos danos causados ao meio ambiente.

    A vereadora mirim titular Julia Bertoldi Hoffmann, representante da Escola Barão do Rio Branco, apontou que fazer parte desta ação foi grandioso e se sentiu realizada com isso. Opinou que é extremamente necessário fazer projetos como esse para a recuperação da natureza. “A questão ambiental foi um tema recorrente em meus discursos este ano e observo que é uma necessidade urgente no mundo, a situação ambiental não é a melhor e nós temos a responsabilidade de mudar isso”.

    A vereadora mirim suplente Emily Marschalek Nascimento, também da Escola Barão do Rio Branco, apontou que iniciativas como esta contribuem para o meio ambiente e incentivou para que cada um faça a sua parte para um mundo melhor. “Se cada pessoa tomasse consciência e fizesse pequenas atitudes no dia a dia, já estaria fazendo uma diferença enorme para a preservação do planeta”.

    O parlamentar mirim titular Matheus Feliciano de Azevedo, da Escola Básica Municipal Machado de Assis, ressaltou a importância desta ação para a contribuição com o meio ambiente e também destacou que foi a oportunidade de aprender sobre o plantio de árvores.

    O secretário da Semmas, André Moura da Cunha, destacou que as crianças e adolescentes são o futuro do país e do meio ambiente, por isso é importante a realização de ações como esta. “Além do aprendizado que adquirem, os vereadores mirins servem de exemplo para outras crianças e adolescentes do município e também para outros órgãos da cidade que podem adotar iniciativas como esta”, apontou, acrescentando que é necessário que, além do ambiente escolar, a criança e adolescente aprenda com os pais e responsáveis sobre a importância da preservação do meio ambiente e também faça o plantio de árvores em casa.

    Na primeira etapa do projeto “Carbono Zero” foram plantadas árvores nos seguintes educandários: Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves; Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger; Escola Básica Municipal Visconde de Taunay; Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun; Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim; Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen; Escola de Educação Básica Professor João Widemann; Escola Barão do Rio Branco e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

    Em agosto deste ano, os parlamentares mirins foram apresentar o projeto para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que na época era denominada Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). Na ocasião, o presidente e sua equipe receberam os parlamentares mirins e demonstraram apoio à iniciativa, garantindo a doação das mudas de árvores nativas para o plantio.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Câmara Mirim de Blumenau