Página principal
05-11-2018

Vereadores mirins falam de experiência na Câmara dos Deputados durante Sessão Mirim

  • sessao_mirim5nov18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (5), a 14ª sessão ordinária, no plenário. A reunião contou com as presenças dos vereadores Professor Gilson (PSD) e Alexandre Caminha (PSD). Ambos ocuparam a Tribuna Livre.

    O vereador Professor Gilson parabenizou os vereadores mirins pela atuação no Plenarinho da Câmara dos Deputados em Brasília. Exaltou o trabalho da Câmara Mirim e assinalou que o país poderia ser diferente se houvesse jovens tão qualificados na Câmara dos Deputados. “Precisamos mudar essa política, fazer com que as pessoas entendam que se colocássemos pessoas como vocês, com espírito público, nós mudaríamos esse país”. Desejou que os deputados que assumirem os cargos no ano que vem trabalhem em prol da coletividade, como os mirins fizeram.

    O parlamentar Alexandre Caminha também falou da experiência que os vereadores mirins tiveram em Brasília representando os jovens de todo o país. Comentou sobre o projeto da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, único aprovado no Plenarinho entre mais de mil projetos enviados. Também parabenizou os pequenos parlamentares pela participação no projeto Lacre Solidário, arrecadando quase o dobro de lacres em comparação com a campanha do ano passado no Legislativo. “Vocês representam a mudança e vocês dão o exemplo. São motivo de muito orgulho para nós. Parabéns a todos vocês e à organização do Programa Vereador Mirim”, frisou.

    Logo após, os parlamentares mirins fizeram seus discursos na tribuna. O assunto mais abordado na maioria dos pronunciamentos foi a viagem que fizeram a Brasília, participando de atividades do Plenarinho na Câmara dos Deputados.

    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 125 a 133. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão mirim será no dia 19 de novembro, às 9 horas, no Plenário.

    Requerimentos aprovados:

    Do vereador mirim José Henrique Cardoso da Silva:
    Nº 125/2018 – Providências no sentido de pavimentar a rua que dá acesso à Escola Básica Municipal Friedrich Karl Kemmelmeier, no bairro Itoupava Central.
    O pedido se faz necessário pois a rua está cheia de buracos. Caso não seja possível, solicita-se a manutenção da rua ou a colocação de macadame para que os alunos não precisem desviar dos buracos a caminho da escola.

    Da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari:
    Nº 126/2018 – Providências no sentido de fiscalizar e, se for o caso, determinar o conserto de um trecho da calçada localizada na Rua Benedito Novo, na altura do número 250. O pedido se faz necessário pois a calçada presente no local está “revirada”, impedindo a passagem do pedestre, fazendo com que ele tenha que ir à rua para fazer a passagem.

    Da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi:
    Nº 127/2018 – Providências no sentido de aumentar a fiscalização do trânsito no final da Rua Victor Konder, onde há a praça do retorno. O pedido se faz necessário pois na região muitos carros são estacionados irregularmente, prejudicando o fluxo da rua.
    Nº 128/2018 – Providências no sentido de fechar o buraco existente na ponte da Rua 2 de Setembro. O pedido se faz necessário pois o obstáculo pode causar acidentes.
    Nº 129/2018 – Providências no sentido de fiscalizar e, se for o caso, determinar a construção de calçadas nas ruas Bahia e Pomerode, aos arredores da Ponte do Salto. O pedido se faz necessário pois a falta de calçadas na área dificulta, e em certos casos impossibilita, o tráfego de pedestres na região

    Do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto:
    Nº 130/2018 – Providências no sentido de alterar o tempo do semáforo localizado à altura do número 235, da Rua Namy Deeke, Centro, para tráfego de automóveis. O pedido se faz necessário pois o tempo atual é excessivamente curto para que o tráfego ocorra de forma fluída, visto que o trânsito de carros da Rua Namy Deeke não se faz proporcionalmente tão inferior ao da Rua Sete de Setembro para que o tempo de travessia também o seja. Faz-se necessário reduzir a diferença de tempo entre as sinaleiras.
    Nº 131/2018 – Providências no sentido de construir uma faixa de pedestres elevada no número 520 da Rua Itajaí, em frente ao Hospital Santo Antônio. O pedido se faz necessário pois a área em questão é de trânsito intenso de veículos e hospitalar, sendo preciso uma forma de tornar a travessia de pacientes e demais pedestres mais segura.
    Nº 132/2018 – Providências no sentido de adquirir novas bolas de futebol e voleibol para Escola Básica Municipal Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska.
    O pedido se faz necessário pois a escola está com deficiência a respeito dos materiais esportivos em questão, prejudicando as aulas de Educação Física.

    Da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos
    Nº 133/2018 – Providências no sentido de consertar as torneiras ou instalar torneiras temporizadas no Parcão Vila Nova, localizado na Rua João Gomes da Nóbrega, 2-62, Bairro Vila Nova, 89035-450. O pedido se faz necessário tendo em vista que o parque canino recebe cães constantemente, e as torneiras atualmente presentes encontram-se danificadas, sem o lançamento de água, o que vem prejudicando aqueles que levam seus animais para lá brincar, que acabam com sede e sem o acesso à água.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Miranda | Imprensa CMB