Página principal
20-02-2017

Vereadores mirins da legislatura 2017 tomam posse em solenidade

  • possemirins20fev17

    A Câmara Mirim de Blumenau promoveu, na tarde desta segunda-feira (20), a solenidade de posse dos vereadores mirins da legislatura 2017 e a eleição da Mesa Diretora para o primeiro semestre do ano. Conforme o Regimento Interno Mirim, a cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos da Rosa (DEM), no plenário.

    A cerimônia também contou com as presenças dos parlamentares Ricardo Alba (PP), Adriano Pereira (PT), Alexandre Caminha (PROS), Bruno Cunha (PSB), Professor Gilson (PSD), Sylvio Zimmermann (PSDB), e o vereador Ito (PR). Também compuseram a mesa dos trabalhos o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB), o assessor municipal para Assuntos da Juventude, Mateus Ramos de Aguiar, a secretária de Educação, Patrícia Lueders, e também o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider. Prestigiaram também o evento pais, amigos, diretores de escolas e ex-vereadores mirins.

    Na ocasião, os vereadores mirins fizeram a leitura do juramento e assinaram o termo de posse. Logo após, vereadores adultos e mirim utilizaram a tribuna livre, assim como os representantes do Executivo Municipal e da Câmara Mirim.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos da Rosa (DEM), disse que os vereadores mirins têm o importante papel de formadores de opinião junto à sociedade. “Desejo que os vereadores mirins tenham a visão holística da política e não apenas crítica. Estou muito feliz em participar desse momento”.

    Representando o Executivo, o vice-prefeito Mário Hildebrandt citou as diversas ações que a Câmara de Vereadores – por meio do Programa Vereador Mirim – vem realizando na cidade. “ O Programa Vereador Mirim tem muita importância para o desenvolvimento da cidade na formação de novas lideranças. Os jovens que entram no programa passam por uma grande transformação. Cito os ex-vereadores que já passaram por aqui, como a estudante Olga Vilela de Oliveira”, disse.

    Em nome dos parlamentares, o vereador Bruno Cunha (PSB) falou aos empossados que muitos outros jovens gostariam de estar no lugar deles. “Lembro que quando mais novo tentei ser vereador mirim mas perdi por um voto. Aproveitem a oportunidade, pois vai ser um grande aprendizado“.

    A Secretária Municipal de Educação, Patrícia Lueders, também deu boas-vindas aos vereadores mirins. “ A nova caminhada não é fácil, com muitos obstáculos, mas com grande chance de crescimento, não só para o lado profissional, mas também para a vida”.

    Representando a Câmara Mirim, Wagner Schanaider desejou uma legislatura de muito aprendizado aos pequenos parlamentares. “Todos os vereadores mirins eleitos têm um sonho e esse sonho começa hoje. Aproveitem muito esse ano, pois ele vai marcar suas vidas. Ser vereador mirim é uma grande oportunidade de crescimento”, aconselhou.

    Em nome dos legisladores mirins da gestão 2016, a estudante Olga Vilela de Oliveira recordou o tempo que atuou na Câmara Mirim. “No meu primeiro discurso como vereadora mirim eu estava insegura, preocupada com meus possíveis erros, mas com cursos de oratória que participei, hoje posso dizer que não tenho mais medo de me expor”, relatou.

    Logo após a solenidade de posse, iniciou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Mirim para o primeiro semestre do ano.

    Confira o resultado da eleição da primeira Mesa Diretora de 2016

    A sessão solene será reprisada neste sábado (25), às 17h30 e no domingo (26), às 19h30 pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Vereadores mirins empossados:
    Ágatha Priscila Montibeler – E.B.M. Friederich Karl Kemmelmeier
    Amanda Hillesheim Salm – E.B.M. Professora Adelaide Starke
    Ana Carolina Luciani Corrêa – E.B.M. Machado de Assis
    Bárbara Albino Bennertz – Colégio Castelo
    Bruno Ricardo Mahle – Colégio Shalom
    Eyshela Suzana Martins – E.B.M. Patrícia Helena Finardi Pegorim
    Gabriele Ramos Machado – E.B.M. Professora Zulma Souza da Silva
    Gustavo Germano Boudort – E.B.M Annemarie Techentin
    Gustavo Westphal Antunes – E.B.M. Lore Sita Bollmann
    Manoela Carl – E.E.B. Coronel Pedro Christiano Feddersen
    Marco Antônio Dias da Silva – E.E.B. Professor João Widemann
    Pedro Antônio Resende Fogaça – Colégio Sagrada Família
    Stefany Alessandra da Luz – E.B.M. Almirante Tamandaré
    Suelen Jandrey da Silva – E.B.M. Professor Fernando Ostermann
    Thomas Otte Corrêa – Escola Barão do Rio Branco

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB