Página principal
24-02-2015

Vereadores mirins da legislatura 2015 tomam posse

  • posse mirins 2015

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (23), a sessão solene de posse dos integrantes da legislatura 2015 e a eleição da Mesa Diretora para o primeiro semestre do ano, no plenário. Em conformidade com o artigo 5º do Regimento Interno Mirim, a solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, Mário Hildebrandt (PSD).

    Confira o resultado das eleições da Mesa Diretora da Câmara Mirim para o primeiro semestre de 2015.

    Veja as imagens:

    Na ocasião os pequenos parlamentares fizeram a leitura do juramento de posse e assinaram o termo de posse. Os vereadores mirins da legislatura 2015, Glória Costa, Ana Paula Freitas e Gabriel Goulart fizeram a apresentação da música Tocando em Frente, de Almir Satter.

    Hildebrandt classificou o momento como de formação política, social, intelectual e cidadã onde os ensinamentos aprendidos serão levados para a vida. “Quem sabe no futuro esses vereadores mirins não estejam junto conosco ou no nosso lugar como vereadores titulares eleitos pela comunidade, embora esse não seja o principal objetivo do programa”.

    Antecipou que os estudantes terão momentos de grandes debates, de envolvimento em assuntos trazidos de dentro da escola, dos meios de comunicação, da família e da igreja. Agradeceu a todos os presentes e os que ocuparam a tribuna livre.

    Parabenizou os novos vereadores mirins, familiares, professores e diretores pelo empenho, dedicação e incentivo aos estudantes para que esse dia se tornasse realidade. Por fim, colocou à disposição os gabinetes dos vereadores e desejou um mandato profícuo a todos os empossados.

    O estudante Ricardo Souza Júnior, da Escola Barão do Rio Branco, falou em nome dos novos vereadores mirins recém-empossados. Disse que o momento vivido é especial e é o começo de uma grande jornada. Pontuou que o objetivo principal é fazer o melhor para a cidade e pela Câmara de Blumenau durante este ano.

    Não será fácil, mas sim um desafio saudável que vai nos trazer muitos conhecimentos.Com uma força jovem vamos começar agora a disseminar as boas práticas e os bons exemplos. Cabe a nós vereadores mirins exercitar a consciência ambiental e social, lutar junto ao povo ouvindo as reivindicações e experiências e estamos aqui para fazer a diferença, fazer mais e melhor”, convocou o pequeno parlamentar.

    A presidente mirim do primeiro semestre de 2014, Sabrina Reichert Fernandes, da Escola de Educação Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, disse que ao ver os novos vereadores naquele momento sentiu saudades do tempo em que atuou na Câmara Mirim. “Depois de um ano essa experiência será o abrir de portas para o conhecimento, de oportunidades, para o bem comum e para a promoção pessoal”, assegurou, afirmando que quando se pleiteia o interesse coletivo se colhe a gratidão e admiração das pessoas.

    Convidou os parlamentares para falar, lutar e trabalhar por aqueles que não têm voz. “Defendam aquilo que vocês acreditam, os interesses de suas comunidades, de suas escolas, usem essa tribuna com sabedoria, tragaram argumentos consistentes para serem ouvidos e sensibilizarem os que escutam”, aconselhou, acrescentando que cada um deve dar o melhor si de forma que façam os outros sentirem orgulho. Por fim, desejou um ótimo mandato a todos.

    O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) também ocupou a tribuna para agradecer aos familiares e aos educadores que fazem parte do Programa Vereador Mirim. Relembrou que o programa serve de referência para outras cidades do Estado e do Brasil. “Eu acompanhei o nascimento do programa e continuo vendo o seu desenvolvimento. Sejam justos e duros nos seus posicionamentos, na busca do conhecimento”.

    A secretária municipal de Educação, Helenice Luchetta ressaltou que o Programa Vereador Mirim instituído pelo Decreto Legislativo Nº 382, de 23 de agosto de 1999, de autoria do ex-vereador Deusdith de Souza é de formação humana. “Ele proporciona, além de um amplo conhecimento dos poderes Executivo e Legislativo, a possibilidade do desenvolvimento pleno da cidadania”, definiu, acrescentando que exercer a cidadania é conhecer os direitos e deveres para com a sociedade.

    Convidou os pequenos parlamentares a discutir assuntos que fazem parte do dia a dia da cidade, a desenvolver um olhar profundo do que se aprende a ler além do que os códigos e as imagens mostram, dessa forma contribuindo com a comunidade, a escola e formação pessoal. Por fim, parabenizou as escolas participantes e agradeceu aos educadores, aos mirins e familiares pela participação na candidatura, eleição e posse.

    Representando o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) , o assessor municipal para Assuntos da Juventude, João Paulo Taumaturgo explicou que o trabalho desenvolvido no Executivo é de inclusão político-social. “A Câmara Mirim faz a mesma coisa e se preocupa com os jovens no intuito de fazer com que aprendam e entendam o que é política”, disse, pedindo aos estudantes que suguem todo o conhecimento, façam debates, tragam assuntos relevantes e busquem a excelência continuamente.

    Além deles, estiveram presentes também o vereador Célio Dias (PR), a coordenadora do Programa Vereador Mirim, Rosete de Jesus Rosa Boehm, o presidente mirim do segundo semestre de 2014, Guilherme Bramorski, além de familiares, educadores e outros ex- vereadores mirins.

    Tomaram posse os seguintes vereadores mirins:

    Ana Paula Freitas – EBM General Lúcio Esteves
    Enzo Rebelo – Colégio Bom Jesus
    Fernanda Vaz – EBM Alberto Stein
    Frank Joerg Júnior – EEB João Widdemann
    Gabriel Goulart – EBM Olga Rutzen
    Glória Costa – EBM João Joaquim Fronza
    João de Souza – EEB Júlia Lopes
    Luan Weiss – EEB Pedro C. Federsen
    Luana Padilha – EBM Oscar Umbehaun
    Marina Soares Jenisch – Colégio Castelo
    Poliana Luiza Silva – EBM Annemarie Techetin
    Ricardo Souza Júnior – Escola Barão do Rio Branco
    Thamisa Aparecida da Silva – EBM Patrícia Pegorin
    Vitor Selenko – Colégio Menino Jesus
    William Fernandes – Colégio Sagrada Família

    Foto: Renan Olaz | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB